CARLOS FERREIRA

Jornalista, radialista e sociólogo. Começou a carreira em Castanhal (PA), em 1981, e fluiu para Belém no rádio, impresso e televisão, sempre na área esportiva. É autor do livro "Pisando na Bola", obra de irreverências casuais do jornalismo. Ganhador do prêmio Bola de Ouro (2004) pelo destaque no jornalismo esportivo brasileiro. | ferreiraliberal@yahoo.com.br

A abertura da Segundinha e os talentos expostos na vitrine do futebol paraense

Carlos Ferreira
fonte

O talento e a vitrine nas transações do futebol

A mercantilização do futebol e a extinção do passe trouxeram situações que foram marcantes nos últimos dias para os paraenses. O menino Rony dominou os noticiários ao abrir batalha jurídica com o Remo por rescisão de contrato, alegando não ter recebido 14 salários em 2017/2018. É o 24º caso no Remo em 21 anos da Lei Pelé, sempre com agentes por trás dos atletas na estratégia de explorar a vitrine e a janela. A vitrine é o clube e a janela é a falha do clube que oportuniza o desligamento.

Vitinho, revelação do Paysandu, também virou notícia, mas por  ter sido cedido ao Bahia, cuja vitrine dá melhores perspectivas. Esse é um tipo de sociedade por tempo determinado. Se o atleta “explode”, um clube ganha como produtor e o outro como expositor.

Segundinha abre a 24ª edição

Dos 17 clubes da Segundinha que começa hoje, o Vila Rica é o mais “coroado”. Foi três vezes campeão e três vezes vice. Pedreira e Vênus têm dois títulos, cada. O Bragantino, que é elite para 2020, também foi campeão três vezes na 2ª Divisão. Com um título aparecem no ranking: Ananindeua, São Francisco, Castanhal, Abaeté, Tiradentes, Belém, Independente, Parauapebas, Paragominas, Carajás, Águia, Pinheirense e Time Negra.

Nas 23 edições, a Segundinha teve 12 títulos para clubes do interior e 11 para a região metropolitana. Desta vez, são dez clubes metropolitanos (Tuna, Tiradentes, Vila Rica, Paraense, Pinheirense, Belém, União Paraense, Carajás, Santa Rosa e Pedreira) e sete interioranos (Parauapebas, Atlético Paraense, Kyikatejê, Itupiranga, Izabelense, Cametá, Vênus) disputando duas vagas no Parazão 2020.

 

BAIXINHAS

* Dias depois de assumirem, os presidentes Fábio Bentes e Ricardo Gluck Paul disseram à coluna que agiriam para que a Segundinha tivesse o Remo B e o Paysandu B, com times sub 23. Os dois seriam apenas participantes, sem disputar acesso, tal como Palmeiras B e Corinthians B no futebol paulista, por exemplo.

* Com os aspirantes na Segundinha, Leão e Papão dariam minutagem de jogo para seus jovens, colheriam frutos e ainda faturariam em dois Re-Pas. Mas ambos ficaram só na ideia. Mais uma vez, preferem apenas observar possíveis revelações com potencial para vestir azul marinho ou alviceleste.

* Artilheiros das últimas nove edições da Segundinha: 2010 - Leandro Cearense (Abaeté) 10 gols, 2011 - Fernando Caranga (Bragantino) 9 gols, 2012 - Rafael Paty (Santa Cruz) 10 gols, 2013 - Aru (Gavião) e Andrey (Time Negra) 6 gols, 2014 - Patrick (Bragantino) 4 gols, 2015 - Diego Índio (Pinheirense) 6 gols, 2016 - João Victor (Castanhal) 9 gols, 2017 – Jayme (Tapajós) 8 gols, 2018 - Ângelo (Pinheirense) 6 gols.

* Que tal esse Time dos Horrores 2019?  Douglas Silva (Papão); Cassimiro (Leão), Cris (Leão), Rafael Tufa (Leão), Victor Luiz (Leão); Robson (Leão), Alex Gallo (Papão), Echeverría (Leão); Henrique "Jóia Rara" (Leão), David Batista (Leão) e Diego Rosa (Papão).

* Também caberiam no Time os azulinos Geovane, Diogo Sodré, Vacaria, Tiarinha, Mário Sérgio, Danilo Bala, Marcão Santana e os bicolores Leandro Lima, Tiago Luis, Wesley Pacheco, Pimentinha, João Leonardo e Jheimy.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Carlos Ferreira
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CARLOS FERREIRA