Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Tecnologia que facilita e aprimora conhecimento

Bernardino Santos

Biblioteca virtual
A Biblioteca Pública do Pará “Arthur Vianna” foi escolhida pelo Governo  Federal para receber 100 mil reais para implantação de um setor de livros digitais. A Biblioteca paraense se inscreveu no edital do antigo Ministério da Cultura, hoje Secretaria Especial da Cultura, e foi selecionada ao lado de mais 17 projetos.

Cimbesa
A Companhia de Tecnologia da Informação do Município de Belém, Cimbesa, ganha hoje novo Presidente.  O advogado Gilberto Noronha assume no lugar do economista João Bosco Vasconcelos de Miranda Júnior.

Mais cultura
A secretária de Cultura, Úrsula Vidal, ao mesmo tempo em que toma pé da Secult, traça, com sua equipe, um projeto de realizações em vários municípios paraenses. A primeira, em homenagem ao aniversário da Cabanagem, aconteceu em Belém e em duas cidades do interior.

Ensino global
A Faci | Wyden se tornou oficialmente integrante da Cisco Networking Academy  e vai ofertar cursos de extensão e pós graduação oficiais da líder de mercado global em switches Ethernet, passando a integrar uma rede presente em mais de 150 países.

Já era
Lembra do tempo em que, no final do ano, as empresas eram generosas na distribuição de agendas e calendários? Pois é...acabou.  A crise e a tecnologia puseram um fim na prática. Hoje é tudo no celular.

Novidades
Não só Belém que está com baixíssimos estoques de livros novos. Quase todas as editoras e distribuidoras de todo o Brasil fecharam as portas antes do Natal e só voltarão a reabri-las esta semana. As encomendas feitas em dezembro chegarão agora, depois da troca de presentes.

Doutorado
O Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia, da Universidade Federal do Pará, recebe, até hoje, inscrições ao processo seletivo para a primeira turma de Doutorado em Ciências da Comunicação. Há apenas sete vagas.

Vânia e José Fragoso Rei vivendo a primavera em terras do Velho Mundo (Divulgação)

VITRINE

  • Esta semana completaram-se 27 anos da morte do querido João Alberto Pinheiro. Parece que até ontem ele iluminava esta cidade com o brilho de seu sorriso e a alegria de seu olhar.
  • Muito boa  a indicação de Armando Sobral para o comando do Sistema Integrado de Museus do Pará. Boa sorte, Armando.
  • Minha querida amiga Andrea Brasil Meira, filha de Francy e Alcyr Meira, aniversaria hoje e comemora a data em família. Felicidades e muita poesia, Andrea.
  • O desembargador Georgenor Franco Filho completa, em fevereiro, 40 anos de atividades no magistério superior.
  • O músico e cantor paraense Kaio Pardauil, agora com novo visual, participará, em Brasília, da 40ª versão do curso internacional de verão, promovido pela Escola de Música do DF.
  • Apesar de haver se passado uma semana, a coluna registra com tristeza a partida de nossa inesquecível colega D. Laurinda, que, por muitas décadas, trabalhou em O LIBERAL. Era uma pessoa maravilhosa.
  • Amanhã é dia de abraçar, com especial carinho, a professora e psicólogo Sandra Lobato, que aniversaria. Tim-tim, Sandra.
  • A empresária Franciani Thill começa 2019 com novidades para a decoração de bolos e doces finos para casamentos e 15 anos.
  • A Associação D. Vicente Zico acaba de receber novos membros e parte para as atividades de 2019, inspirada na bondade do inesquecível Arcebispo de Belém.
  • Francianni Thill entrou o ano fazendo reciclagem total na apresentação de seus produtos.
  • Bom dia para a querida Jussara Derenji, leitora desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.
  • Por hoje, o que há. Amanhã, se Deus quiser, novamente aqui, em breve interinidade.
  • Mensagens para jcparis1959@gmail.com
  • João Carlos Pereira
Bernardino Santos