Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Pará de arte e muitas linguagens

Bernardino Santos

Arte Pará

O salão Arte Pará-2018 continua sendo muito visitado pelo público que confere as diferentes linguagens que transitam pela fotografia, pintura, vídeo-arte, objetos e interferência urbana. 

Promovido pela Fundação Romulo Maiorada fica aberto até o dia 31 de janeiro de 2019, no Museu Goeldi e no Museu da UFPA, com o patrocínio da Faculdade Integrada Brasil Amazônia e apoio de Setransbel, Sol Informática e O Liberal na Escola.

Academia

O presidente da Academia Paraense de Letras, Alcyr Meira, encerrou o ano de 2018, apresentando aos “imortais” seu projeto para recuperação do prédio da instituição.

Mais Médicos

Em meio a crise instalada com a decisão do governo de retirar os médicos cubanos do interior do Brasil, o deputado Airton Faleiro anunciou que vai criar o observatório popular e parlamentar para monitorar o Programa Mais Médicos.

Teleférico

Fiquei sabendo que um empresário de Paragominas está interessado na construção de um teleférico saindo do Porto do Sal até a Estação das Docas. Um investimento turístico que poderá ser uma atração para o turismo local. 

Segurança

Mais de 7 mil agentes de segurança pública realizam a Operação Boas Festas que começou na sexta-feira e termina hoje, dia 2 de janeiro.

Peixes

Com a chegada das chuvas, os peixes desaparecem e os preços disparam. O da arraia, maior elevação, cresceu 34,43%.

Bonito gesto

A Faci | Wyden encerrou o ano letivo com diversas ações solidárias. Na semana do Natal, alunos do Centro Acadêmico de Automação e Elétrica e colaboradores do Team High School realizaram doações de alimentos e brinquedos no Lar Cordeirinho de Deus, na Casa Ronald Mc Donald’s e no bairro do Icuí, em Ananindeua.

Nossas frutas

Bacuri, pupunha e cupuaçu começam a bamburrar nas feiras da cidade. Ontem, no Porto da Palha, a quantidade que chegava das ilhas surpreendeu os venderes de frutas regionais.

A notável Sílvia Braga Bentes que é uma das melhores figuras do cenário belenense aniversariou no último dia 30 e comemorou em meio às alegrias das festas de fim de ano (Cristino Martins / O Liberal)

VITRINE

Os americanos estão adorando o nosso tacacá, que chegou a Fort Lauderdale com tucupi, goma, camarão e jambu, na cuia.

A editora da UFPA prepara-se para participar, em outubro de 2019, da Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha. 

A diretoria do Pão de Santo Antônio se reúne na próxima semana para traçar o programa para este ano com as voluntárias e ações beneficentes.

Bom dia para a amiga Denise Menescky, leirora da coluna logo no café da manhã.

O curso de Enfermagem da Faculdade Integrada Brasil Amazônia recebeu nota máxima na avaliação do Ministério da Educação.

Com um trabalho primoroso, o professor Avertano Rocha está elaborando uma “Memória Histórica”.

Eva Pinto da Silva começa o ano com mais uma viagem de lazer a Europa.

A fala paraense e o dialeto amazônico estão sendo pesquisados pelo escritor e jornalista Salomão Larêdo. Brevemente lançará um livro sobre o tema. 

Somente em março recomeça as atividades do grupo Cabeça de Prata da AP. 

Adherbal e Maria Helena Meira Mattos passaram a virada do ano em Terezópolis, no Rio de Janeiro.

Incentive seus filhos à boa leitura. Quem não lê, não escreve nem fala.

Cantinho da poesia: “Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido”. (Fernando Pessoa)

É só, a musa me chama.

Bernardino Santos