Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Candidatos tentam vaga na Academia Paraense de Letras

Bernardino Santos

DE FORA

A Universidade Federal do Pará acaba de acolher cerca de 30 estudantes vindos de outros países, para cursos de graduação e de pós-graduação. Estão entre nós alunos de países africanos, como Moçambique, Congo, Guiné-Equatorial e Benin, bem como estudantes de países latino-americanos oriundos do Peru, da Bolívia, da Colômbia, de Honduras e do Haiti. SBPC A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência –

SBPC

– vai realizar, de 12 a 18 de julho, sua 72ª edição de sua Reunião Anual, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Será a terceira vez que a instituição receberá o maior evento científico da América Latina, que terá como tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século 21”. 

ELEIÇÃO l

Mais três candidatos à “imortalidade” tentam, hoje, uma vaga na Academia Paraense de Letras, para ocupar a cadeira que pertenceu à poeta Sylvia Helena Tocantins ( e ao juiz Élder Lisboa, que se elegeu, mas morreu antes de tomar posse). lNo final de semana, um dos postulantes disparou zap aos eleitores, pedindo “coerência” na hora de votar. Em bom português, que não votasse nele (ou nela) estaria sendo incoerente. A pergunta é inevitável: incoerente com quem ou com o quê?

COMPARAÇÃO

É nessas horas que uma frase do sábio Zeno Veloso ganha destaque: “é mais fácil elegerse deputado estadual do que membro da Academia Paraense de Letras”. Ele, que já foi deputado e é “imortal”, sabe bem o que diz.

ORAÇÃO

Nas missas deste final de semana, na Basílica, os fieis puderam conhecer uma oração que, nos séculos XVIII e XIX, era feita, tanto na Europa como no Brasil, contra as pestes e a cólera que atormentavam as populações. É um texto lindo, dirigido à Nossa Senhora, e está no site da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

VITRINE

- O prefeito Zenaldo já autorizou a restauração do Palacete Bolonha e a reconstrução do aquário do Bosque, ou melhor, Jardim Botânico “Rodrigues Alves”.

- Será dia 21 de março o lançamento do livro “O Semeador de Girassóis”, do professor Mariano Rodrigues , no colégio Nazaré, às 19 horas.

- Os médicos alertam: por enquanto, ir à missa (ou a qualquer culto religioso) ainda não oferece risco à saúde. Ainda.

- O querido padre Wiremberg Miranda mudou de idade e ganhou um bolo que tem tudo a ver com ele: um pequeno príncipe.

- O amigo Adonis Arouck, com sua camisa do Paysandu, se apresenta como um lobo feliz.

- Ontem foi um dia de saudade para os amigos daquela a quem o Bernardino chamava, absolutamente certo, de notável: a professora Leonor Severa Miglio, que há dois anos nos deixou. 

- Bom dia para o crítico cinematográfico e amigo Pedro Veriano, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

- O advogado António Lourenço e sua esposa, Iracema, que têm domicílio em Belém e em Lisboa, estavam com viagem marcada para Portugal, mas o corona vírus está atrapalhando os planos.

- Por hoje, caríssimos, o que há. Penúltimo dia de interinidade. Amanhã ainda estarei aqui. Na sexta, se Deus quiser, o Bernardino volta a pilotar a coluna.

Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!