Último Quarto

Acadêmico cursando o último ano de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Danilo Monteiro começou sua trajetória na área esportiva em 2016, em Belém, como repórter e comentarista na Rádio Unama. Atualmente, é estagiário na editoria de esportes do site da revista VEJA e Placar.

O nome de Wilt Chamberlain nunca foi tão citado como nesta temporada da NBA

Uma das maiores lendas da liga, o ex-pivô teve marcas históricas ultrapassadas

Danilo Monteiro

Wilt Chamberlain é figura constante na maioria dos melhores quintetos da história da NBA. Quatro vezes MVP e duas vezes campeão da liga por Philadelphia 76ers e Los Angeles Lakers, Wilt também é dono dos recordes mais absurdos da NBA, como a icônica partida dos 100 pontos, em 1962.

Algumas das marcas de Chamberlain são consideradas inquebráveis, mas uma delas caiu nesta temporada e algumas passaram perto de serem ultrapassadas. Na madrugada da última quarta-feira, Russell Westbrook, armador do Oklahoma City Thunder, conseguiu incríveis 20 pontos, 20 rebotes e 21 assistências. O único jogador a alcançar 20/20/20 nas estatísticas foi Wilt, em 1968. Westbrook, em fevereiro, anotou seu 10º triplo duplo consecutivo e quebrou o recorde de Wilt (9), que já durava 51 anos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

🎶: “Venom (Eddie Brock)” by @jsakathebest | @unitedmasters

Uma publicação compartilhada por NBA (@nba) em

Wilt Chamberlain nunca esteve tão próximo de perder seu recorde de jogos consecutivos marcando 30 ou mais pontos. James Harden, do Houston Rockets, teve 32 jogos com 30 pontos ou mais e se tornou o segundo no ranking, atrás de Wilt, que conseguiu o feito em 65 partidas seguidas. A distância ainda é muito grande, mas o ex-pivô sequer tinha sido ameaçado em mais de 50 anos. Ele detinha o segundo e terceiro lugar na lista, com 31 e 25 jogos consecutivos de, no mínimo, 30 pontos. 

Até o início desta temporada, Chamberlain era o quinto maior pontuador da história da liga, com 31.419 pontos. Logo em novembro, ele foi ultrapassado por LeBron James, do Los Angeles Lakers, que agora ocupa a quarta colocação, com 32.543. O alemão Dirk Nowitzki, do Dallas Mavericks, alcançou os 31.487 pontos no mês passado e também deixou Wilt para trás na lista.

Wilt Chamberlain é lembrado como um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos (Divulgação)

O nome de Wilt Chamberlain nunca foi tão citado - desde sua aposentadoria - quanto nesta temporada. Jogadores da atual geração estão levando o basquete a um outro nível. Wilt Chamberlain, porém, deve manter alguns de seus recordes monstruosos por um bom tempo.

Confira alguns dos maiores recordes de Wilt Chamberlain:

- Maior média de pontos em uma temporada: 50,4 (1962)
- Maior número de pontos em um jogo: 100 (1962)
- Maior número de rebotes na história: 23.924
- Maior média de rebotes por jogo: 22,9
- Maior número de rebotes em um jogo: 55 (1960)

Último Quarto
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!