Traslado para Ananindeua termina após nove horas de procissão

Desafio da Diretoria de Procissões se cumpre após nove horas de peregrinação e quase 50 quilômetros percorridos

Redação Integrada

A primeira romaria oficial do Círio 2019 terminou às 17h33 da tarde desta sexta-feira (13), com a chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à Igreja N. Sra. das Graças, em Ananindeua. Foram nove horas de peregrinação e quase 50 quilômetros percorridos desde a saída da Basílica Santuário até o destino final, alcançado com folga dentro da previsão da Diretoria de Procissões, de encerrar o Traslado até as 18 horas.

image Legenda (Ivan Duarte / O Liberal)

A mais longa das procissões teve 17 paradas para homenagens. Na passagem pelos municípios de Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana de Belém, a Imagem Peregrina passou por 12 paróquias. Passava pouco das 10 horas quando a romaria cruzou os limites intermunicipais.

Às 10h57, a segunda parada de praxe, em frente à Universidade da Amazônia (Unama) e o início da peregrinação por mais de dez bairros. Por todos os lugares a padroeira da Amazônia foi recebida com festa, apesar da espera enfrentada por centenas de fieis que aguardavam desde cedo a passagem do cortejo. A chuva branda que caiu em vários momentos da procissão ajudou a amenizar a temperatura, que à sombra beirava os 35 graus.

image Legenda (Ivan Duarte / O Liberal)

No meio de uma multidão de ciclistas que seguia o cortejo estava o autônomo Marcelo Damasceno, 50 anos. Ele fez uma promessa para curar uma úlcera e alcançou a graça pretendida. Depois disso passou a acompanhar o translado de bicicleta, numa expressão de devoção que já dura 15 anos. E diz que enquanto tiver saúde pretende continuar.

O vigilante Rodolfo Nascimento, 38 anos, saiu de casa, na Cidade Nova, às 6h30 da manhã para acompanhar o Traslado. Há oito anos ele repete esse ritual copmo forma de agradecer uma graça alcançada em favor da mãe, dona Rosimere, de 65 anos, que foi curada de um câncer.

Às 16h15, depois de quase cinco horas atravessando bairros e visitando paróquias de Ananindeua, a procissão alcançou a BR-316, onde uma multidão já se aglomerava nas calçadas e meios-fios para tentar ver mais de perto a Imagem Peregrina de Nossa senhora. Na passagem pelo município de Marituba, a última das paradas oficiais para homenagens do fieis, na Paróquia Menino Deus.

Dali em diante o desafio da Diretoria de Procissões, de encerrar o Traslado às 18h, era apenas uma questão de tempo. Mais precisamente meia hora de romaria. Pontualmente às 17h30 a berlinda com a imagem da padroeira dos paraenses entrou no estacionamento da Igreja Matriz de Ananindeua, já tomado por centenas de pessoas. E lá permanecerá até a madrugada deste sábado (12), quando será novamente reconduzida ao seu nicho itinerante para seguir na segunda romaria em direção ao distrito de Icoaraci, onde terá início o Círio Fluvial.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!