Romaria das Crianças: 250 mil pessoas lotam as ruas de Belém e prestam homenagens neste domingo, 16

Procissão começou às 8h e durou cerca de duas horas. Famílias dão continuidade à tradição católica dois anos depois da pandemia

Camila Guimarães

Cerca 250 mil pessoas, sobretudo crianças, acompanhadas dos pais, participaram da 30ª Romaria das Crianças, na manhã deste domingo 16, em Belém. O evento teve início às 8h da manhã, logo após a missa celebrada pelo arcebispo da capital do Pará, Dom Alberto Taveira Corrêa. Esta foi a primeira vez que a procissão voltou às ruas após dois anos de pandemia.

A enfermeira Andressa Lobato Gomes, de 34 anos, estava desde cedo na avenida Nazaré, perto da Praça Santuário, de onde parte a romaria, acompanhada do marido, Fernando, e da filha Maria Fernanda, de 4 anos, vestida de anjo, como é tradicional na festa. Ela conta que se preparou durante os últimos três anos para este momento, que foi muito esperado para poder agradecer e pagar uma promessa:

image O casal Andressa e Fernando levaram a filha, Maria Fernanda, de 4 anos, para a primeira romaria. (MÁRCIO NAGANO / O LIBERAL)

"A gente está acompanhando o Círio com ela [a filha] pela primeira vez. Desde que ela nasceu, a gente tinha esse desejo de acompanhar o Círio com ela, porque, pra gente, ela é uma promessa de Deus. Ficamos dez anos tentando engravidar e tivemos muitas dificuldades, até que nós fomos agraciados no ano de 2020 com a nossa filha e, hoje, após três anos, estamos acompanhando o Círio pagando essa promessa. Por conta da pandemia a gente acabou adiando também, já que não teve Círio nos outros anos. A gente deseja sair daqui com muito mais esperança e união", comenta.

Diferente da pequena Maria Fernanda, que estreou na romaria, o estudante Paulo Vitor Vanzeler, de 12 anos, já é um veterano, pois participa da Romaria das Crianças desde pequeno, por uma tradição de família. A mãe dele, a balconista Nádia Vanzeler, 45 anos, conta que a família leva Paulo Vitor à procissão como um gesto de agradecimento pela cura do menino, que ainda pequeno teve pneumonia:

image A balconista Nádia Vanzeler levou o filho, Paulo Vitor, para prestar homenagem à Virgem de Nazaré. (Camila Guimarães / Especial para O Liberal)

"Ele vem desde pequeno, quando ele teve um problema de pneumonia e se curou, desde então, todo ano ele vem, trazendo papel picado para jogar e homenagear Nossa Senhora. Mesmo quando não teve procissão, ele fez os papeis e deixou guardado. Foi muito triste, mas a gente sempre continuou se envolvendo", ela conta.

Paulo Vitor, por sua vez, descreve a felicidade de participar da Romaria: "Eu acho muito legal, gosto muito de Nossa Ssenhora de Nazaré e é uma tradição, que passou da minha avó para a minha mãe e acho muito legal", disse, emocionado.

VEJA MAIS

image Círio 2022: casal levará filha vestida de anjo para a Romaria das Crianças, neste domingo (16)
Os pais vão agradecer Nossa Senhora de Nazaré pela saúde da criança, que tem nove meses de idade

image Castanhal realiza a 24ª romaria de Nossa Senhora de Nazaré
O calendário das procissões começou na sexta (14), as 16h, com a Romaria dos idosos com cerca de seis quilômetros de percurso que começa na igreja de Nossa Senhora de Nazaré, na vila do Apeú até a Catedral Mãe de Deus. No sábado aconteceu a carreata que percorreu todas as 35 paróquias do município.

image Fiéis vão às ruas de Marabá em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré
Milhares de promesseiros ocupam as ruas no 42º Círio de Nossa Senhora de Nazaré

image Dom Alberto Taveira Correa recebeu a Imagem da Virgem ao final da procissão. (Márcio Nagano / O Liberal)

Romaria mais acessível

A Romaria das Crianças também é a procissão mais esperada por fiéis que apresentam algum problema de saúde ou redução de mobilidade, uma vez que o percurso é mais curto que os de outras procissões e o volume de pessoas é menor. Por isso, essa é a procissão da qual a pedagoga Elizabeth Motta, de 37 anos, participa tradicionalmente, trazendo as duas filhas, usuárias de cadeira de rodas, Sthefane, de 15 anos, e Alice, de quatro anos.

"Eu venho à Romaria desde criança, com a minha avó, que me trazia. Inclusive, hoje, está fazendo nove anos do falecimento dela. Então eu continuei a tradição, há 15 anos, trazendo as minhas filhas. A Sthefane vem desde bebezinha e a Alice é a primeira vez, devido à pandemia. Elas participam só dessa Romaria, que é melhor pra elas, e um pouco da outra, que passa lá na Almirante Barroso, porque é perto de casa".

Ao total, o percurso da procissão totaliza 3,7 quilômetros, percorridos desde a Praça Santuário de Nazaré, seguindo pela travessa 14 de Março, entrando pela avenida José Malcher e voltando pela travessa Doutor Moraes, de volta para a avenida Nazaré, onde a procissão alcança, novamente, a Praça Santuário. Este ano, a procissão levou cerca de duas horas para completar o percurso. Em alguns trechos, houve paradas para homenagens feitas por fiéis na sacada dos prédios, sobreturo com música e preces.

 

Crianças dos Carros dos Anjos são preparadas ao longo do ano

Sessenta crianças fizeram parte da Guarda Mirim da Imagem Peregrina este ano. Elas foram distribuídas nos quatro Carros dos Anjos que integram a procissão e seguem à frente do Carro da Berlinda, onde é transportada a Imagem. De acordo com a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), um carro em especial foi dedicado ao transporte de 20 crianças em tratamento no Hospital Ophir Loyola, que é referência no tratamento de pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no estado.

Segundo o diretor de procissão da Guarda Mirim, Aian Nobre, as crianças são preparadas ao longo do ano, nas paróquias da cidade, para participar da romaria. "Esse é um momento muito especial para nós, da Guarda Mirim, depois de dois anos sem Círio, a gente se sente honrado em servir. A gente faz um curso ao longo do ano para passar todos os conhecimentos da igreja e sobre o serviço para eles, no final, eles têm uma formatura antes de sair na procissão. A gente também agrega a família e faz um grande trabalho de evangelização".

A Romaria das Crianças terminou por volta das 10h da manhã, quando o último carro, que trazia a Imagem de Nazaré, chegou de volta à Praça Santuário. A Imagem Peregrina foi recebida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que ministrou a bênção final, reforçando a alegria da retomada da procissão: "Louvo a Deus por mais uma Romaria das Crianças, um momento único de grande potencial evangelístico. Que pela intercessão de Maria, Deus continue abençoando cada pessoa que se fez presente aqui".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!