Redes sociais ajudaram a manter chama do Círio

VIRTUAL – Diretor da festa avalia que presença digital das celebrações em homenagem à Virgem de Nazaré reavivou clima religioso entre os devotos em meio à pandemia de Covid-19

ERICKA PINTO

A realização, neste domingo (11), de um dos maiores eventos religiosos do mundo, foi uma prova de fogo para a Diretoria da Festa do Círio. Com a pandemia da Covid-19, foi preciso aprender, e de forma rápida, a lidar com uma situação atípica e que exigia muita resignação. Algumas atividades religiosas foram suspensas, como as romarias, outras passaram por adaptações, seguindo as normas de segurança sanitárias, como as celebrações nas igrejas. E em meio a isso tudo, o uso da tecnologia foi a grande aliada, permitindo que a programação do Círio chegue a cada devoto de Nossa Senhora de Nazaré.

Diretor de Procissões, Albano Martins avalia que o principal desafio foi vencido: manter o Círio vivo em cada devoto. Desde o início, havia entre os devotos a dúvida se haveria ou não a festividade este ano. Mas a Diretoria da Festa não cogitava a hipótese de não realizar a celebração.

“Nós tínhamos a esperança que, até o início do segundo semestre, as coisas teriam se resolvido, infelizmente não foi essa a realidade que se impôs e o desafio era manter acesa essa chama, a devoção dos fiéis, a expectativa pela realização do evento”, disse.

image Albano Martins (Oswaldo Fortes / Aquivo O Liberal)

Para Albano Martins, o esforço conjunto da Diretoria da Festa, da Ordem dos Barnabitas e da Arquidiocese de Belém foi fundamental para que a festividade alcançasse um resultado positivo e respondesse aos anseios dos devotos.

“Sabíamos que havia a possibilidade real de ter que fazê-lo (Círio) de uma maneira diferente e isso acabou se consumando quando percebemos que a pandemia se estenderia. E ainda no primeiro semestre, nós resolvemos que iríamos cumprir todo o calendário da maneira que fosse possível”, pontuou.

CLIMA DE CÍRIO

Os primeiros eventos virtuais foram a apresentação do cartaz e a descida da Imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, do Glória, sem a presença dos fiéis na Basílica. Com as mudanças, a presença da Diretoria da Festa nas redes sociais tornou-se ainda maior, o que, segundo Albano Martins, contribuiu para que a cidade vivesse o clima do Círio outra vez.

“Acho que nós conseguimos manter esse objetivo. O Círio passou a ser assunto entre os paraenses; as pessoas vivenciaram a expectativa da festa de Nazaré”.

Este ano, a festividade sofreu uma queda de 30% na receita, mas como os custos com a logística foram menores, foi possível equilibrar as contas.

“Alguns custos permaneceram, como o Cartaz do Círio, o Livro das Peregrinações, a manutenção da parte social e assistencial, por outro lado, não tivemos todos os custos com decoração, o arraial e a montagem de arquibancadas”, informou o diretor de Procissões.

Transmissão pela TV e lives revelam bastidores da festa

As principais romarias estarão disponíveis em mais de 15 horas de conteúdo em documentários, entrevistas, grandes momentos do Círio, testemunhos de fé, entre outros. Esse material será transmitido pela TV Nazaré durante este final de semana.

No sábado (10), haverá uma live mostrando os bastidores da decoração da berlinda, com a participação de cantoras paraenses. E no domingo (11), pela manhã, a transmissão, ao vivo, do sobrevoo da Imagem Peregrina sobre a cidade.

“A ideia é que o mariano participe cada vez mais do Círio, que não seja apenas algo que acontece e ele assista ou acompanhe as procissões, mas que ele se integre, participe, conheça os bastidores e saiba como funciona. Essa foi a forma que encontramos de aumentar a intimidade do paraense com o Círio de Nazaré, não apenas com Nossa Senhora, mas com o evento e tudo aquilo que o envolve”, afirmou Albano Martins.

Dentro da programação oficial do Círio, haverá uma parte presencial durante a quinzena, que inclui missas, Terço da Alvorada, exposição da Imagem Peregrina no Altar Central da Praça Santuário, entre outras atividades.

A Diretora da Festa de Nazaré também disponibilizou dois pontos de coletas de objetos de promessas dos devotos: na Praça Santuário e na Estação das Docas. O recolhimento dos objetos ocorrerá até o dia 25 de outubro para evitar aglomerações no domingo do Círio.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!