CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Prefeitura detalha ações para reforço às grandes romarias

Segurança de procissões do Círio e apoio às programações envolve agentes

Redação integrada de O Liberal
fonte

A Prefeitura de Belém divulgou um balanço das ações de reforço no apoio às romarias do Círio de Nazaré, que iniciam nesta sexta-feira pela manhã (11) com o Traslado para Ananindeua - seguida da Romaria Fluvial, Motorromaria e Trasladação (no sábado, 12) e pela procissão no domingo, 13. Segundo a prefeitura, uma uma força-tarefa foi mobilizada por órgãos municipais.

Poda de árvores


Segundo a PMB, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) já vem concentrando serviços ao longo de toda a avenida Nazaré, na avenida Presidente Vargas, nas praças e outros logradouros e vias públicas. A administração municipal diz também que, nos dois últimos finais de semana, uma equipe do Departamento de Áreas Verdes da Semma vistoriou o percurso das romarias para dar as últimas providências de segurança dos fiéis. A intervenção foi motivada pelas chuvas registradas. Levantamento de galhos para facilitar a visão de quem fica nas fachadas e janelas esperando as romarias também foram providenciados.

Atendimentos nas procissões


A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) atuará em parceria com a Defesa Civil Municipal para garantir atendimentos de urgência e emergência nas procissões da Trasladação e do Círio. Essas romarias contarão com sete (sábado) e oito (domingo) postos de atendimento, respectivamente. Cada posto terá um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e voluntários.

Na Trasladação estarão montados postos no Clube do Remo, no prédio da antiga Secretaria Municipal de Administração (Semad), na Casa da Linguagem, nos Correios, no estacionamento do banco Bradesco, na Igreja da Sé e no Mercado de Carne. No Círio serão mantidos postos nesses pontos e também no estacionamento do restaurante Avenida.

Limpeza antecipa romarias


A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que intensificou serviços de limpeza em diversas vias de Belém. O trabalho está sendo reforçado não somente nas ruas centrais, por onde passam as procissões, mas também nas grandes vias. Elas estão recebendo serviços em forma de mutirões de limpeza. Serviços de varrição, capinação, poda, caiação e recolhimento de lixo estão sendo executados, diz a PMB.

Segundo a prefeitura, as calçadas e canteiros centrais das vias estão recebendo também atenção.  Na véspera da procissão da Trasladação será feita uma limpeza geral nas vias por onde as procissões passam para retirar não somente lixo, mas também pedras e vidros espalhados na pista. O objetivo é garantir a segurança dos romeiros.

Manutenção da iluminação


A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) diz que reforçou a manutenção da iluminação nos bairros de maior fluxo durante a festividade, além da ornamentação luminosa da cidade.

A prefeitura também diz que foi feita recuperação de alguns pontos de calçadas, além de desobstruções, cumprindo o Código Municipal de Posturas. Houve ajuste da grade de rampa de acesso ao calçadão da Basílica Santuário, além de fiscalização em instalações de palanques, palcos, estruturas para a imprensa e arquibancadas.

Ambulantes concentrados 


A fiscalização e o ordenamento dos ambulantes durante as procissões da Motorromaria, Trasladação e Círio permitirão que apenas trabalhadores informais autorizados fiquem concentrados na praça Waldemar Henrique, para venda de água, refrigerantes e comidas típicas. A Secretaria Municipal de Economia (Secon) e a Ordem Pública Municipal informaram que não serão permitidas vendas nas vias do trajeto das romarias.

A prefeitura informou que a Guarda Municipal de Belém (GMB) atuará com mais de mil agentes. As ações terão início nesta sexta-feira (11), no traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré para Ananindeua. Ao todo, 26 motopatrulheiros e dez guardas operacionais em viaturas darão apoio.

No sábado (12), a Guarda Municipal de Belém atuará com 320 guardas na Romaria Rodoviária, de Ananindeua para o distrito Icoaraci: a escolta da imagem para o trapiche de Icoaraci terá o efetivo de 16 motopatrulheiros. Já no distrito, 22 agentes da GMB vão garantir a segurança na missa da Procissão Fluvial.

image Guardas municipais apoiam romarias a partir desta sexta (Comus)

Segurança reforçada


Em Belém, 32 agentes de segurança municipal darão apoio às equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) na interdição de vias. Outros 60 guardas trabalharão na segurança da chegada da imagem na Escadinha do Cais do Porto e no traslado da Motorromaria. Dez guardas estarão no apoio ao arrastão do Pavulagem.

Na tarde do sábado (12), um efetivo de 180 guardas estará distribuído em todo percurso da Trasladação, com ações de saturação ostensiva e preventiva do traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré do colégio Gentil Bittencourt para Catedral da Sé.

Na grande procissão do domingo (13), 80 agentes da Guarda Municipal de Belém estarão espalhados por todo percurso da procissão. Cerca de 20 homens garantirão a segurança da corda, a partir de 0h de domingo. A Ciclorromaria, a Romaria das Crianças, a Romaria da Juventude e a Romaria dos Corredores também terão a segurança garantida por agentes da Guarda Municipal.  

Durante a programação do Círio Musical, que ocorre entre domingo (13) e dia 27, na praça Santuário, a segurança será reforçada com 20 guardas a cada noite. No dia do encerramento (27), quando fogos de vista são atração, um efetivo de 150 guardas estará atuando na segurança da praça e no entorno.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!