CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Live substituirá romaria oficial feita há 19 anos

CONECTADOS – Ministério Adorar Jesus será a atração do evento virtual que substituirá o tradicional louvor dos jovens nas ruas à Virgem de Nazaré

VALÉRIA BARROS

Uma live com o “Ministério Adorar Jesus”, transmitida no sábado, 17, substituirá a Romaria da Juventude, realizada há 19 anos por jovens das 96 paróquias da Arquidiocese de Belém.

“Nossa expectativa é conseguirmos mais de 40 mil fiéis conectados com a gente, nesse ato de devoção”, diz Deuzimar da Costa Santos, 27 anos, coordenador geral da Romaria da Juventude, uma das procissões oficiais do Círio.

Rodrigo Santos Valle, 24 anos, faz parte do grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, na Maracangalha, em Belém, e conta que o trabalho envolve diversos jovens em atividades musicais, de teatro e grupos de oração. Desde o início da pandemia, as atividades foram suspensas.

“Fiquei muito feliz ao saber que as peregrinações tinham sido autorizadas, pois eu estava muito triste por este ano tudo ser tão diferente. Como não teremos as procissões, não vamos poder ajudar os devotos, participar de tudo, não sentiremos aquele calor humano e energia incríveis da trasladação e do Círio. Sei que foi uma decisão acertada, mas dizer que o meu coração está contente, não é verdade”, desabafa.

CARIDADE

Georgy Alexandre Domiciano Coutinho, 22 anos, da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, no Jurunas, diz que este ano o Círio será vivido em família.

“É um momento de muita reflexão por tudo que passamos em relação a essa doença que atingiu a humanidade. É também um momento de muita gratidão por nossa saúde e a de nossos familiares”, comenta

Ele e mais 30 jovens da paróquia fazem trabalho social nos bairros do Jurunas e Cremação e sempre estão envolvidos com distribuição de brinquedos para crianças carentes e doação de sopa para moradores de rua.

“Além de reunirmos os jovens para aprender o valor da caridade, realizamos também muitos momentos de oração e espiritualidade”.

Ele lembra que, por causa da pandemia, suspenderam todas as atividades presenciais, mas assinala que a devoção sempre arranja um jeito de se manifestar.

“Montamos grupos de oração por videochamada no WhatsApp, em momentos pontuais da pandemia. Agora, em preparação para o Círio e até como retorno das atividades, estamos envolvidos com a peregrinação da imagem nas casas. Tem muito jovem interessado em participar das novenas. Vamos até repetir os nove encontros para podermos atender a um número maior de famílias, nesse processo de evangelização”, informa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!