Live mostra bastidores da Berlinda

FLORES – Nas cores branca e azul celeste, 1.700 maços de flores compõem o visual de um dos ícones mais expressivos do Círio, que este ano ficará em exposição ao público

ERICKA PINTO

A Berlinda que conduz a Imagem da Virgem de Nazaré será ornamentada neste sábado (10), a partir das 15h, no estacionamento social da Basílica. O público poderá acompanhar a finalização do trabalho do decorador Vando Nascimento, em uma live às 19h. Serão 1.700 maços, de nove tipos de flores, nas cores branca e azul celeste, adquiridas em Belém e em outras regiões do País. A Berlinda é um dos ícones de forte expressão do Círio de Nazaré, mas este ano ficará apenas em exposição para os devotos.

A iniciativa de revelar os bastidores da decoração da Berlinda de Nossa Senhora faz parte da programação oficial do Círio 2020, organizada pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). A transmissão também terá a participação das cantoras paraenses Lucinnha Bastos, Gigi Furtado, Andréa Pinheiro, Albah Maria e Sandra Dualib.

No domingo (11), a Berlinda ficará ao lado do Altar Central da Praça Santuário. Segundo o diretor de Patrimônio, Ronaldo Pinheiro de Souza, o trabalho de preparação se iniciou com a vistoria realizada todos os anos e que inclui pintura da estrutura, funcionamento das luminárias, porta da cabine e o estofado onde é colocada a Imagem Peregrina.

A BERLINDA

A primeira Berlinda do Círio de Nazaré data de 1855, de acordo com a pesquisadora Mízar Bonna. Foi construída à moda das antigas berlindas francesas, próprias para levar passageiros, e pertencia ao governo. Sentado dentro dela, o Bispo levava a Imagem no colo e foi assim durante 25 anos.

Em 1888, a igreja, sob o comando de D. Macedo Costa, mandou construir a própria Berlinda para levar somente a Imagem de Nossa Senhora. Seu oratório de vidro foi feito nos moldes das berlindas de passageiros e possuía quatro rodas, uma base larga, puxada por cavalos.

Uma nova berlinda foi fabricada em 1963, com base de metal e cristal para ficar mais leve e com uma visão privilegiada da Imagem, mas o novo modelo não agradou o povo.

Em 1964, o padre Miguel Giambelli, vigário de Nazaré, encomendou ao artista paraense João Pinto, uma nova versão, em estilo barroco e produzida em cedro vermelho.

A atual Berlinda, usada há 56 anos no Círio de Nazaré, passou por reestruturação em 2012, recebendo nova cobertura de folhas de ouro. A reforma incluiu, ainda, um moderno sistema de iluminação em fibra optica, com luz branca no interior e amarela no exterior.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!