CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Feliz Círio expressa a fé no que há de vir

Como no Natal, no período do Círio, os paraenses costumam desejar ao outro o que há de melhor, sobretudo a confraternização em família, ao lado de Maria, Mãe, e Jesus, irmão

ERICKA PINTO
fonte

Assim como em outras celebrações tradicionais do ano, desejar “Feliz Círio” carrega o sentido de renovação para os católicos paraenses, de acreditar em dias melhores. Seja pessoalmente, nas redes sociais ou estampada na camiseta, o importante é que a mensagem chegue a todo lugar, levando boas-vibrações aos que estão perto e aos que moram em outro estado ou país. Neste ano de 2020, em que a humanidade enfrenta as consequências de uma pandemia, esse sentimento de fé compartilhada é um forte aliado na superação dos desafios, ajudando, inclusive, a manter a saúde mental.  

Para a servidora pública, Júlia Lopes, 55 anos, “Feliz Círio” expressa união, reunião, reconciliação, paz, confraternização, renovação, gratidão e, acima de tudo, fé. “Quando me dirijo a alguém para dizer "Feliz Círio", sou invadida por sentimentos que me fazem bem, portanto acredito que essa energia boa chega a quem a ouve”.

Chamado popularmente de “Natal dos paraenses”, o Círio de Nazaré está fortemente centrado na figura de Maria, mãe, e Jesus, irmão, como explica a neuropsicóloga, Keyla Magalhães.  “Existe um laço de família nessa relação. Esse elo é tão perceptivo, que nas duas datas os familiares, sejam próximos ou não, se reúnem para confraternizar, munidos de sentimentos de perdão, de fortalecer laços entre familiares”, observa.

A contadora Socorro Souza, 49 anos, diz que desejar um feliz Círio é um ato de amor. “Círio nos remete à confraternização, reunião familiar, cheiros de comida no ar, uma infância regada a alegrias e fortes emoções. Mas não só isso. É momento de sacrifício, de agradecer pelas graças alcançadas. É quando você vê ao vivo o sacrifício do irmão pelo outro, é quando as pessoas se desnudam de qualquer vaidade e todos são iguais. Quem nos dera que esse sentimento contaminasse a todos e fosse assim todos os dias”.

Enfrentamento

Keyla Magalhães destaca que essas boas ações são tão bem-vindas que até mesmo credos religiosos que não celebram o Círio se unem para ajudar os promesseiros, mostrando que o amor ao próximo está além da crença religiosa.

Estudos científicos comprovam que se sentir feliz e ter fé ajudam o ser humano a enfrentar as adversidades. A neuropsicóloga explica que olhar o lado positivo do que nos rodeia traz bem estar, melhora a imunidade e possibilita acharmos um sentido para a existência.

“Na medida em que mudamos o foco de que a dor e o sofrimento são algo ruim, danoso, passamos a ver que esses enfrentamentos são necessários para nossas vidas. Isso nos permite darmos saltos na nossa saúde mental, pois amadurecemos diante dos desafios que a vida nos apresenta”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!