CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Devoção que vira arte: paraenses usam da observação e da sensibilidade do Círio para criar

Todos os anos, novas composições nascem inspiradas na Virgem de Nazaré

Bruna Lima
fonte

O amor e o encanto por Nossa Senhora de Nazaré, pela fé que impulsiona o povo ao lado da berlinda e de tudo que permeia essa grande festa religiosa serve de fonte de inspiração para artistas e compositores. Liah Soares, Marcio Newber do Grupo irreverência, Almirzinho Gabriel e Jacinto Kahwage são apenas alguns desses artistas que transformaram o canto em oração à padroeira do Pará e da Amazônia.

O mês de outubro deste ano já começou com lançamento novo de Liah Soares em homenagem à padroeira do estado. A artista paraense lançou "Mãe do Perdão" com a participação especial de Elba Ramalho. Liah conta que é devota de Nossa Senhora e todos os anos reserva esse período na agenda para participar da festa religiosa.

Com relação a criação da música ela explica que a  melodia nasceu primeiro e quando a inspiração veio ela sabia que era uma canção em homenagem à Virgem de Nazaré. "A melodia já me emocionava muito no instante em que veio e ao conversar com meu parceiro, Edu Krieger, veio a inspiração de falar sobre o olhar amoroso que ela tem sobre nós, que nos compreende, aceita , perdoa", diz a artista.

Depois da música pronta a primeira pessoa que Liah pensou em ter parceria foi Elba Ramalho, pois ela diz que além de ser uma artista que admira é também amiga e parceira de fé e de devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Liah diz que ficou emocionada com a interpretação e considera que a participação de Elba veio para abrilhantar a homenagem à Nossa Senhora. 

"Sou muito devota e procuro fazer de tudo para estar sempre aqui no Cirio. Sinto que ela me protege e já recebi algumas bençãos, qualquer homenagem à ela é pouco para agradecer todo o amor que recebemos do seu olhar protetor", destaca a cantora e compositora paraense.

Em entrevista recente para O Liberal, Elba Ramalho falou da felicidade de dividir a homenagem à padroeira da Amazônia com Liah Soares e diz que o convite veio de forma natural, já que as duas são amigas e devotas de Nossa Senhora de Nazaré. A paraibana participou do Círio em 2012 a convite da Fafá de Belém.

"Foi muito gratificante. A Liah é uma amiga querida. E cantar a nossa devoção é muito bonito. Sou muito religiosa e gostei muito do resultado final".  "Mãe do Perdão", está sendo veiculada no "Sons do Pará", da TV Liberal.

Irreverência

Diferente do que costuma cantar pelos palcos de Belém o cantor e compositor Márcio Newber do Grupo Irreverência lançou neste final de semana do Círio uma antiga composição, "Lá vem a berlinda" com direção musical de Rodrigo Camarão.

O artista conta que fez a canção em 2011 em um processo curioso e rápido. Um certo dia o compositor estava dormindo e quando acordou já foi com a canção em mente. Ele diz que costuma escrever a respeito de experiências próprias, de pessoas ao seu redor ou até mesmo durante a leitura de um livro. Mas 'Lá vem a berlinda" surgiu após acordar em uma madrugada.

Márcio se reconhece como católico praticante, pois frequenta missa semanalmente e para ele, essa canção foi uma dádiva divina. Em alguns momento o artista chegou a mostrar a canção para amigos e seguidores nas redes sociais, mas somente este ano teve o "insight" de entrar em estúdio para gravar.

"As pessoas sempre elogiavam e faziam essa cobrança para gravar, mas na vida as coisas só acontecem no tempo que for para ocorrer. esse ano o Grupo Irreverência completa 25 anos de carreira e nessa ocasião surgiu a oportunidade e vontade de gravar essa canção que foge do que fazemos no samba e pagode", explica o artista.

O grupo entrou em estúdio na última semana e aproveita esse momento do Círio 2019 para fazer o lançamento da nova canção e espera ganhar o gosto do público. Há mais de 10 anos música "Naza" de Almirzinho Gabriel embala cortejos e comemorações em homenagem á Virgem de Nazaré. Mas esse ano, o músico resolveu dar uma repaginada na música adaptando para o ritmo de zouk e na voz de um ícone da cultura paraense, Pinduca.

No inicio do mês de outubro eles entraram em estúdio, onde gravaram uma base e voz do Pinduca para dar essa outra roupagem à canção. A ideia desse novo formato surgiu durante um show do Manoel Cordeiro, onde houve um encontro dos artistas e Almirzinho teve a oportunidade de fazer o convite.

"O resultado ficou híbrido com uma mistura do que somos e gostamos. Pra mim é uma honra ter essa participação de Pinduca, pois aos 82 anos ele continua um menino com todo o gás para produzir e criar", destaca Almirzinho.

Ave Maria Brasileira

A cantora lírica e popular Gigi Furtado gravou nesse mês de outubro a canção "Ave Maria Brasileira" na companhia do pianista Jacinto Kahwage. A gravação ambientou a apresentação do manto da imagem da santa, na Basílica de Nazaré, na última quinta-feira, 14, emocionando o público presente. "Me senti honradíssima. Eu já cantava essa música em várias homenagem à santa. É uma canção que tenho muito carinho e gosto muito. É a primeira música que vem à cabeça no Círio", declara a cantora.

"Achei incrível (gravar Ave Maria Brasileira). Agradeci pela oportunidade de participar. Foi uma honra pra mim fazer esse trabalho com a Gigi, que é uma cantora super exigente. Nós fizemos vários takes e esse ela aprovou. Saiu um ótimo resultado, segundo as pessoas que escutaram", comemora Kahwage, que é devoto da santa. Ele aproveitou a inspiração nazarena deste ano e fez uma nova música: "Nossa Senhora Maria de Nazaré".

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!