Cruz Vermelha realiza simulação de atendimento com 6,5 mil voluntários do Círio

A simulação final será realizada neste sábado (05), às 17h30, no Mangueirinho

João Thiago Dias

Um total de 6,5 mil voluntários da Cruz Vermelha no Círio de Nossa Senhora de Nazaré, dentre efetivos e temporários, participa neste sábado (5), a partir das 17h30, na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), em Belém, da simulação final de atendimento para as procissões nazarenas deste ano. 

Será montado um grande cenário com dois postos de atendimento na arena, onde 60 pessoas farão a simulação como fossem vítimas precisando de socorro da Cruz Vermelha durante o Círio. Os simulados serão de dois tipos, simultaneamente: com ocorrência de mal súbito e com vítimas de traumas. 

De acordo com o diretor do Departamento Estadual de Riscos e Desastres da Cruz Vermelha, Skeete Júnior, mal súbito é a ocorrência mais frequente durante o Círio. "Representa a maioria das pessoas que a gente atende na procissão. Quando tem dispneia - dificuldade de respirar - ou desidratação, por exemplo", explicou

"Mas também vamos simular vítimas de trauma. Quando alguém cai da mangueira ou da marquise ao acompanhar a procissão. No entanto, temos todos os tipos de atendimento no Círio, desde princípio de aborto até infarto", detalhou Skeete Júnior. "Ano passado, apenas no domingo, foram 1.008 atendimentos com pessoas que foram levadas ao posto, isso sem contar os atendimentos na rua", lembrou.

Os voluntários efetivos vão atuar em todas as atividades da quadra nazarena, inclusive no Círio Musical. Já os temporários vão atuar na Trasladação (12/10), Círio (13/10), Romaria da Juventude (19/10) e na Romaria das Crianças (20/10).

Neste ano, a Cruz Vermelha e parceiros vão disponibilizar 16 postos de atendimento durante a Trasladação e 20 postos durante o Círio. Serão 25 ambulâncias, três helicópteros, balsa com heliponto e hospital flutuante que conta com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quatro lanchas e três motos aquáticas. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!