Carros de promessas do Círio são apresentados ao público

Eles foram atração da manhã desta quarta em frente à Basílica Santuário

Dilson Pimentel

Os 13 carros que representam e carregam as promessas estão expostos em frente à Basílica. E muita gente aproveitou para, na manhã desta quarta-feira (9), para fazer fotos e vídeos. Veja imagens da movimentação:

O empresário Roberto Amaral, 53 anos, registrou esse momento e falou sobre o Círio. "É o Natal dos paraenses", disse. "É falar, se emocionar e chorar com certeza", afirmou. O militar da reserva Armínio Prestes, 58 anos, também comentou sobre uma das maiores festas religiosas do mundo. "O Círio é tudo para nós. É a fé. Fico emocionado, feliz, renovado ", acrescentou. 

Nesta quarta, 9, os carros que fazem parte da grande romaria do Círio de Nazaré, e também reconhecidos como uns dos grandes símbolos da procissão, serão conduzidos para os galpões da Companhia Docas do Pará (CDP), a partir das 21 horas. Antes, a partir das 7 horas, eles ficarão em exposição em frente à Basílica Santuário.

Os veículos são retirados da Estação dos Carros pela Diretoria de Procissões e Guarda de Nazaré. Eles permanecem em frente à Basílica até a hora de serem transportados para o galpão da CDP.

O percurso para a CDP permanece o mesmo, com 4 km, saindo pela Avenida Nazaré, Travessa 14 de Março e Rua Antônio Barreto, avenidas Doca de Souza Franco e Marechal Hermes até o armazém da CDP.

Três mil deve participar da movimentação até a CDP (Ivan Duarte)

Ida aos galpões da CDP

Antes da saída dos carros será feita uma oração com todos os participantes, o que se repete na chegada à CDP. Segundo a Diretoria, a cada ano é maior a participação dos devotos, já considerada uma pequena procissão. O público estimado é de três mil pessoas.

Serão transportados: Carro de Plácido, Barca dos Escoteiros, Barca Nova, quatro Carros dos Anjos, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Sagrada Família.

Participam desse transporte até a CDP os Diretores da Festa de Nazaré, a Guarda de Nazaré, SEMOB, Guarda Portuária, Polícia Militar, Guarda Municipal, Cruz Vermelha e os promesseiros.

História

Desde 1980 o transporte dos carros que participam da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré é realizado desta maneira. Anteriormente, estes carros eram levados para a CDP na madrugada que antecede o Círio. O primeiro carro (dos Milagres) a ser inserido no Círio foi o que lembra o milagre acontecido em 1182 a Dom Fuas Roupinho, fidalgo português, que esteve prestes a despencar num abismo com seu cavalo, recorreu a Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo. A ordem de inserção desse carro partiu da Rainha de Portugal, Dona Maria I, em 1805.

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!