CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Para religiosos, Belém terá 'Círio da Esperança' em 2020

Festejos e ritos durante a pandemia pedem cuidados ao que realmente importa nos atos de fé

Eduardo Rocha
fonte

A uma semana da festa maior dos paraenses, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, os paraenses preparam-se para viver um momento todo especial em suas vidas. O Círio 2020 será único, não por ser uma demonstração de fé que ocorre a cada ano na capital paraense, mas porque não haverá procissão nas ruas, movimentando cerca de 2 milhões de fiéis e devotos da Rainha da Amazônia.

No entanto, a festa contará com uma programa online, organizada pela Arquidiocese de Belém e Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). Grande parte dos paraenses sente muito o fato de não poder participar da romaria presencial, em particular, aqueles que esperavam pagar suas promessas na grande caminhada. Sobre esse aspecto, a Igreja Católica tem procurado consolar e orientar os promesseiros a pagar as promessas de uma forma que não coloque em risco a saúde das pessoas, porque é para se evitar aglomeração delas que a programação deste ano será virtual.

Sobre esse assunto, o cura da Sé, cônego Roberto Cavalli, destaca ser fundamental a cautela, o bom senso por parte dos fiéis nesse momento delicado da vida da humanidade. Ele observa que, este ano, o Círio será realizado de forma diferente da maneira em que costuma ser celebrado em Belém, com celebrações, mas sem a presença do povo de Deus. Tudo será por meio de transmissões ao vivo.

Círio deve estar no coração


“Mas isso não nos impede de vivermos o Círio. E o Círio, ele é vivido dentro de cada um de nós, no nossos coração, na nossa vida, na nossa família. Então, nós podemos, sim, celebramos, celebrarmos em família, vivermos em família este momento e também indo até a igreja. O arcebispo tem recomendado para que possamos ver o Círio como aquela quinzena toda”.

Assim, durante todo esse tempo da Quadra Nazarena, as pessoas que querem viver o Círio deste ano de uma forma especial podem também procurar as igrejas, como a Catedral Metropolitana, no bairro da Cidade Velha, ou a Basílica Santuário, no centro de Belém, para viver esse tempo da festa maior do Pará.

image Cônego Roberto Cavalli: Círio é força frente à pandemia (Cristino Martins / O Liberal)

Dias de esperança


“Eu relaciono o Círio deste ano à palavra “esperança”. A esperança de vencermos toda esta situação. Então, este é o Círio da Esperança, oportunidade para nós confiarmos mais em Deus, na intercessão de Maria, pedir as graças e as bênçãos, na esperança de que nós iremos viver dias melhores”, ressalta cônego Roberto.

Quem quer pagar suas promessas, incluindo aquelas relacionadas ao dia do Círio não é obrigado a fazê-lo. A Igreja, considerando o cenário atípico da pandemia do novo coronavírus, libera as pessoas desses momentos.

“A pessoa pode ir, durante toda a quinzena nazarena, nas igrejas, na paróquia no bairro onde ela mora e pagar a sua promessa. No caso, levar a sua vela, levar o seu objeto de cera, participar da missa, fazer o seu Terço... Então, a orientação é que as pessoas que podem, que não estão no grupo de risco, que estão saindo de casa, que possam ir até a igreja e pagar a sua promessa, fazer a sua oração”, concluiu.

Carros de Promessas permanecem em exposição na área em frente a Basílica Santuário, recebendo, inclusive, ex-votos (objetos utilizados por promesseiros). O tema do Círio 2020 é “Ave Maria, Cheia de Graça”, o qual se relaciona diretamente com a esperança apontada pelo cônego Roberto Cavalli, porque é partir do exemplo de confiança de Maria em Deus e sua atenção para com os ensinamentos de Jesus, os cristãos podem agradecer as graças alcançadas até agora e as que virão, com a certeza de que, nos momentos mais graves, é que a fé se revigora nas ruas e nas casas de Belém.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!