Basílica só vai reabrir às 15h deste domingo

SAÚDE – Pároco da igreja-mãe do Círio de Nazaré apela par que devotos acompanhem as celebrações em casa

EDUARDO ROCHA

“A Mãe quer seus filhos com amor e saúde”, diz o pároco de Nazaré, Francisco Maria Cavalcante, ao reiterar a intenção da Igreja de que os devotos fiquem em casa e acompanhem a transmissão ao vivo das programações do Círio 2020 neste domingo tão especial para os paraenses.

A pandemia de Covid-19 impôs reformulações à festa maior dos paraenses para se evitar a aglomeração de pessoas na ruas e igrejas e dificultar a propagação do novo coronavírus. A Casa de Plácido não funcionará neste domingo.

Na sexta-feira e neste sábado (10), a Basílica Santuário ficará fechada e só reabrirá às 15 horas de domingo.

“Já estamos acolhendo os fiéis para que se sintam amparados na Casa da Mãe de Nazaré; inclusive, os carros de promessas estão na Praça Santuário para que, neste final de semana, as pessoas depositem seus ex-votos, de forma tranquila e sem aglomeração", afirma o padre.

Ele reforça que a Arquidiocese de Belém e a Diretoria da Festa de Nazaré querem evitar a aglomeração de pessoas durante o Círio. A programação virtual expressa essa preocupação em zelar pelo bem estar e saúde das pessoas.

Padre Francisco Cavalcante diz que um eventual romeiro, neste final de semana, deve estar consciente de que o foco da Igreja é evitar a concentração de pessoas. A decisão de não se realizar presencialmente o Círio não foi fácil de ser tomada pela coordenação, diz ele. Porém, em todo o País e em outros lugares do mundo, eventos têm sido adiados ou mesmo cancelados em virtude do novo coronavírus. Um argumento para que os fiéis sigam as orientações da Igreja e dos especialistas em saúde é o de que, em outros pontos do planeta, há casos que indicam uma nova onda da doença, e, no Pará, já são mais de 230 mil casos e mais de 6 mil óbitos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!