MENU

BUSCA

Exposição mostra Amazônia a bordo do Círio

Barcos iluminados tomam conta da frente do TCE-PA

Eduardo Rocha

A luz de Nossa Senhora de Nazaré se reflete nos dias e noites dos caboclos da Amazônia, gente que em geral vive em casas humildes e em barcos. Por isso, nada mais justo que se homenagear a Rainha da Amazônia com uma exposição que fale do dia a dia anfíbio dos moradores de cidades e lugarejos da região, e, assim, em 2019, foi aberta, nesta quinta-feira (3), a 9ª Exposição "Canoas de Promesseiros", organizadada pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), no espelho d´água da entrada da sede da travessa Quintino Bocaiuva com a avenida Nazaré. No local, desde ontem e até 28 de outubro, o público pode conferir 200 barcos de miriti confeccionados por 16 artesãos de Cametá e Abaetetuba, ao longo do dia, sendo que a partir das 18 horas o espaço ganha luzes.

As embarcações são iluminadas realçando as cores em neon (primeira vez). Alguns dos barcos são motorizados e, este ano, haverá filmagem a partir das próprias embarcações mostrando o trajeto nas águas. Essas inovações são fruto de trabalho de estudantes dos cursos de Artes Visuais e de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Este ano, o Espaço Cultural Clóvis Moraes Rêgo, do TCE-PA, completa dez anos de funcionamento. O espaço é aberto a artistas regionais e abrange a própria mostra "Canoas de Promesseiros", que tem a coordenação artística do artesão Kiko Pacheco. "Eu gosto das cores, das luzes, dos barcos que formam um conjunto muito bonito com a cascata da sede do Tribunal; é uma cena amazônida", declarou a biomédica Elisa Chaves, 30 anos, que aproveitou para conferir a exposição. "Canoas de Promesseiros", representando o Círio Fluvial, traz barcos com o tema "Miriti - Além do Brinquedo, uma história de vida".

A exposição passou, este ano, a integrar o Mapa Cultural do Círio 2019, organizado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e que reúne as principais ações artísticas da Quadra Nazarena. Para o vice-presidente do TCE-PA, conselheiro Cipriano Sabino, "a exposição fica melhor a cada ano, e agradecemos o empenho de todos em realizá-la neste momento tão especial para o povo paraense".

O idealizador da exposição, conselheiro Nelson Chaves, destacou que a ideia se concretizour por meio de muitas mãos. "Eu fico muito feliz em ver que o Tribunal se integra a esse grande festejo, que é o Círio de Nazaré", assinalou.

Palavras-chave