CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Candidatos que se sentiram lesados podem solicitar reaplicação do Enem até dia 18

Inep disponibiliza gabaritos e cadernos das provas nesta quarta-feira (13)

Cleide Magalhães

A partir de segunda-feira (11) até a próxima (18), candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que se sentiram prejudicados por um erro de logística do Enem ou por questões de força maior, como desastres naturais, podem solicitar uma vaga na reaplicação das provas, que está prevista para dezembro.

Esses candidatos farão provas no mesmo dia que 46.163 pessoas privadas de liberdade no Brasil terão aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem PPL) 2019. Ainda nesta quarta-feira (13), estarão disponíveis no site do Inep os gabaritos oficiais e o PDF dos cadernos das provas.

Solicitação

A solicitação de reaplicação deve ser feita por meio de um formulário específico no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (http://portal.inep.gov.br/enem/).

A medida se refere aos dois dias de provas, que aconteceram nos dois últimos domingos (3 e 10) em todo o país, e está prevista nas regras do exame. Alguns exemplos citados pelo Inep como motivos para a reaplicação são desastres naturais, que prejudiquem a aplicação do exame, devido ao comprometimento da infraestrutura do local.

Além da falta de energia elétrica, que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural; estrutura imprópria do local de prova e erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador, que cause comprovado prejuízo ao participante.

Gabaritos e cadernos

Ainda de acordo com o edital do Inep, nesta quarta-feira (13), estarão disponíveis no site do Inep os gabaritos oficiais e o PDF dos cadernos das provas objetivas de Linguagens, códigos e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias, ocorridas no dia 3, e Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, aplicadas no dia 10. As notas do Enem 2019 serão divulgadas somente em janeiro de 2020.

46.163 pessoas fazem o Enem PPL no Brasil. Delas, 1.486 estão no Pará

Também segundo o Inep, a reaplicação das provas para esses candidatos que se sentiram prejudicados e das pessoas privadas de liberdade no Brasil será nos dias 10 e 11 de dezembro.

O Enem PPL ocorre em 26 das 27 unidades federativas. A exceção é o estado do Sergipe (SE). No Pará, 1.486 deles farão as provas. O estado com maior número de inscritos é o de São Paulo, com 15.826. Já o menor é Roraima (RR), com 125.

O Enem 2019 possibilita que o candidato ingresse no ensino superior de cinco formas diferentes: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), universidades particulares que usam o exame como vestibular e universidades portuguesas, parceiras do governo brasileiro.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL