Universitários criam aplicativo para dinamizar coleta de lixo
É possível agendar o recolhimento do material reciclável
Fazer a coleta de lixo pode ser mais fácil a partir do uso da tecnologia. Com essa visão, estudantes do curso de Tecnologia em Produção Multimídia da Universidade Federal do Pará (UFPA) acabam de desenvolver o aplicativo AWA Online.
O aplicativo serve para facilitar a coleta seletiva de lixo na cidade de Belém, com o foco na população, empresas e condomínios, que podem entrar em contato facilmente com cooperativas parceiras do app. A ferramente já está disponível para cadastro de usuários e trabalhadores de coleta seletiva.
Como informa a Universidade, para utilizar os serviços de coleta, basta fazer download do aplicativo e agendar o recolhimento de resíduos recicláveis com as cooperativas parceiras, que farão a coleta no local e dia marcados.
O usuário deve informar o peso dos resíduos e o tipo de material que será reciclado (papel, metal, plástico, vidro ou eletrônicos). Os agendamentos devem ser realizados previamente, com o prazo mínimo de 48 horas antes da data marcada.
Os estudantes Fátima Ferreira, Landara Mendes e Wanderlei Aleixo, com a orientação dos professores John Fletcher e Rodrigo Genu, pensaram o startup desenvolvedor do aplicativo.
O projeto surgiu a partir da necessidade de explanar o ciclo do lixo na região metropolitana da capital paraense, observada pelos estudantes na disciplina de Empreendedorismo. A equipe, conta ainda, com o auxílio de Fábio Zamora.
Fátima Ferreira explica: “Já está sendo feita a adição de um espaço para o envio de fotos, para que as cooperativas vejam a quantidade de material a ser recolhido e, possivelmente, a distinção dos mesmos. O aplicativo vai continuar se atualizando para se adequar aos seus usuários, conforme a necessidade”.
A empresa também pretende montar um plano para parcerias e colaborações. Quem desejar coloborar com sugestões ou tiver alguma dúvida pode encaminhar e-mail para a startup via grupoawaonline@gmail.com.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA