UFPA antecipa formatura para que acadêmicos se inscrevam no Mais Médicos

Solenidade esta manhã reúne 60 formandos: programa encerra inscrições à noite

Cleide Magalhães

A Universidade Federal do Pará (UFPA) antecipou para a manhã desta sexta-feira, 7,  a formatura de 60 acadêmicos do curso de Medicina do ano de 2013. A solenidade, que acontece no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFPA, no Umarizal, foi antecipada para que os formandos possam se inscrever no Programa Mais Médicos, do Governo Federal.

A formatura dos novos médicos da UFPA seria no dia 17 de janeiro de 2019. Porém, se a data fosse mantida, os acadêmicos de Medicina perderiam a inscrição aberta pelo Ministério da Saúde - que tem o prazo final nesta sexta (7), às 23h59.

Depois da solenidade de formatura, a nova turma segue para o Conselho Regional de Medicina (CRM) do Pará, no mesmo bairro, onde vão receber os números de registro - mediante a documentação exigida pelo CRM.  Somente com o número do registro profissional o médico brasileiro pode realizar a inscrição no programa.

PROJETOS

"Lutamos a vida toda por isso. É um sonho. Sou do Maranhão e estou ansiosa para passar esse tempo no interior, lidando com atenção básica, e com salário fixo por tês anos", anima-se Juliana Martins, 25, uma das formandas.

"Antecipar a formatura é uma iniciativa maravilhosa. O Mais Médicos é uma oportunidade profissional e também de contribuição à sociedade o que foi investido na gente em seis abnos de estudos", diz Danilo Marinho, 24. De Belém e morador da Pedreira, Marinho pretende atuar na região do Salgado ou no Sudeste do Pará. 

O pró-reitor de Ensino e Graduação da UFPA, Edmar Costa, representa o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, na solenidade.

Belém