CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Tráfego é restabelecido temporariamente no quilômetro 10 da BR-316

Desvio era mantido desde junho para obras de túneis do BRT Metropolitano

João Thiago Dias / Com informações da Agência Pará
fonte

Nesta quinta-feira (17), por volta do meio-dia, o trânsito no Km 10 da rodovia BR-316, sentido Marituba-Belém, no Pará, foi restabelecido, ainda provisoriamente, como mais uma etapa de construção dos túneis de acesso ao Terminal de Integração de Marituba, de uso exclusivo para os ônibus do BRT Metropolitano. Na área, foi desativado o desvio de tráfego que funcionava como alternativa ao trecho bloqueado por conta das obras.

Com a pista lista liberada, o fluxo seguiu tranquilo e sem registro de congestionamentos ao longo da tarde. "Torço para que esse serviço facilite a rotina no trânsito, que costuma ser tão estressante em meio a engarrafamentos. Mas o desvio ajudou nesses meses. Agora o BRT precisa ficar logo pronto para facilitar a vida de condutores, usuários de ônibus e pedestres", disse o motorista por aplicativo Manoel Dias.

As obras do BRT Metropolitano são executadas pelo Governo do Pará, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), que explicou que ainda não há previsão para o tempo de duração dessa liberação provisória na pista. No entanto, já foi confirmado que o desvio será reativado para uma próxima fase das obras.

"Ele será desativado após essa fase de implantação do processo de fundação das passagens inferiores que vai possibilitar a ligação desses túneis ao terminal. Após isso, o fluxo na BR-316, na altura do km 10, volta a ser desviado para outra fase da obra de cobertura das lajes nos tetos dos túneis", explicou o NGTM, por meio de texto divulgado na Agência Pará.

O desvio, ativado no dia 8 de junho de 2020, tem aproximadamente 250 metros, e conta com duas faixas de trânsito, além de uma ciclofaixa e passagem de pedestres. 

Requalificação

As obras de requalificação da BR-316 são realizadas nos primeiros 10,8 Km da via, do trecho entre o Entroncamento até a área próxima à entrada da Alça Viária. O NGTM pontuou que o objetivo é implantar o sistema BRT Metropolitano voltado à mobilidade urbana entre os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba.

Além dos Terminais de Integração de Ananindeua e Marituba, serão instaladas 13 estações de passageiros; 13 novas passarelas; quatro túneis de acesso do BRT Metropolitano e o Centro de Controle Operacional (CCO) na avenida Augusto Montenegro. O projeto também prevê nova rede de drenagem, pavimentação, ciclovias, calçadas arborizadas, passarelas, paisagismo e nova iluminação.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM