CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Seminário discute atendimento à população em situação de rua de Belém

João Thiago Dias

Aproximadamente 1.274 pessoas em situação de rua em Belém foram atendidas neste ano, até o mês de agosto, nos quatro espaços de acolhimento administrados pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). Os atendimentos foram realizados nos dois Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop) e nas duas Casas Abrigo para Moradores Adultos de Rua (Camar).

O acolhimento proporciona o resgate da cidadania e autonomia desses usuários. São disponibilizados serviços de cuidados com a higiene, alimentação, investigação social e encaminhamento para a rede de proteção social e o fortalecimento de vínculo familiar. Além da emissão de documentos e oficinas para que o usuário tenha possibilidade de ingressar no mercado de trabalho.  

Para fomentar o diálogo sobre a prática profissional e os desafios enfrentados no atendimento à população em situação de rua, a Funpapa promoveu, nesta quarta-feira (20), de manhã e à tarde, no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), o “I Seminário de Atendimento à População em Situação de Rua de Belém”.  

O evento reuniu mais de 200 participantes, dentre gestores, profissionais que atuam nos espaços que acolhem pessoas em situação de rua e usuários do serviço, que relataram as experiências e transformações vividas após o acolhimento nos Centros Pop.

“Vim de Fortaleza para Belém, em 2018, para um tratamento de alcoolismo. Sem conhecer ninguém na cidade, acabei tendo que ficar em situação de rua. Há seis meses fui acolhido no Centro Pop e tive a oportunidade de ser atendido por psicólogos e assistente social, que viabilizaram os meus documentos e o benefício social. Agora conseguirei voltar para minha cidade”, contou Antônio de Oliveira, 49 anos, usuário do Centro.  

A presidente da Funpapa, Adriana Azevedo, detalhou o acolhimento. "Nos Centros Pop, tem essa primeira conscientização da questão do espaço da rua. Identificar a situação de cada um. A razão pela qual saíram de casa. Os vínculos familiares. Saber se eles têm identidade", explicou.

"E tem os abrigos. O Camar I é só para homens. O Camar II acolhe famílias. Também a questão do fortalecimento dos vínculos familiares, mas especialmente os encaminhamentos da rede de serviço, trabalho, saúde, para que possam retornar à vida com autonomia em sociedade", acrescentou Adriana. 

Esse foi o primeiro seminário de Belém que abordou a temática, onde a participação dos usuários foi fundamental. "Abrir esse espaço onde eles possam se posicionar e entender que a construção da política pública se dá com direitos e deveres. Além disso, trabalhar a questão de intersetorialidade, que significa as diferentes políticas públicas caminhando conjuntamente para garantir os direitos dessas pessoas", concluiu Adriana. 

Serviço:

Os Centros Pop funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em Belém, o Centro Pop fica localizado na avenida José Bonifácio, 704, em São Brás. No
distrito de Icoaraci, é localizado na travessa São Roque, 355.

A Casa Abrigo para Moradores Adultos de Rua I (Camar) fica localizada na avenida Alcindo Cacela, nº 1994, bairro de Nazaré, em Belém. A Camar II fica localizada na rua Santa Lúcia, casa 4, bairro de São Brás, também em Belém.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM