Saneamento é um dos maiores desafios de Belém, admite Zenaldo

Prefeito avalia desafios da administração e fala do último ano de gestão, em 2020

Dilson Pimentel
fonte

Admitindo o saneamento entre os maiores desafios de Belém, o prefeito Zenaldo Coutinho declarou este domingo (12) o que considera a principal meta da administração da capital paraense: "É tornar o ambiente dessa megacidade cada vez mais agradável, cada vez mais fraterno. E que a gente possa se sentir amado e amando a cidade que a gente vive", afirmou o prefeito, durante o compromisso que nesta manhã deu largada à programação oficial de aniversário da capital: a missa na Catedral Metropolitana de Belém (Sé).

LEIA TAMBÉM:  
- Lixo é o eterno vilão de Belém do Pará
 

A cerimônia, iniciada às 8h04 e presidida pelo bispo auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, teve a presenças do prefeito e também do vereador Mauro Freitas, presidente da Câmara Municipal de Belém, e do deputado federal Joaquim Passarinho, além secretários municipais, autoridades convidadas e público em geral. Em conversa com a redação integrada de O Liberal, Zenaldo citou avanços que avalia como "passos largos" na área de saneamento  - uma frente de trabalho que, segundo diz o prefeito, tem atribuições municipais e estaduais. Ouça:

Macrodrenagem e asfalto devem avançar


"Com referência à macrodrenagem, uma atribuição do município, estamos avançando, estamos com obras. E vamos intensificar cada vez mais", afirmou. "Com relação à pavimentação asfáltica, estamos ampliando expressivamente, neste ano, com um grande e audacioso programa de asfaltamento na cidade. Quanto ao abastecimento de água e tratamento de esgoto, isso é atribuição do governo do Estado, por meio da Cosanpa", rebateu Zenaldo.

Coutinho afirmou que a prefeitura continuará ampliando as ações de limpeza urbana. "Espero conseguir licitar... é um desafio, pois é um setor bastante complicado, que a gente busca aprimorar e modernizar. Quanto ao destino do lixo, embora com alguns problemas que aconteceram, Belém saiu de um lixão, que tinha no Aurá, e foi para um aterro sanitário licenciado ambientalmente. Por ora, continua sendo o único aterro licenciado na região metropolitana".

Plano muncipal de saneamento


Sobre a gestão do lixo na Grande Belém, Zenaldo Coutinho diz que Belém está buscando outras alternativas. "Estamos, neste momento, fazendo um plano municipal de saneamento, inclusive já com audiências públicas e uma equipe de técnicos altamente especializada trabalhando. Eu diria que, nessa área de saneamento, temos passos largos dados e vamos andar muito para a frente ainda neste ano", avaliou.

Zenaldo diz que "deixa uma cidade melhor do que recebeu", uma metrópole que, segundo diz ele, teve "investimentos destacadíssimos" na área da saúde e na educação. "E na mobilidade, conseguimos chega lá em Icoaraci com o BRT, que já está em funcionamento, ainda com experimentação, porque ele é um processo de integração. Mas estamos avançando. Estou muito feliz com aquilo que a gente não só já fez, como ainda fará neste último ano [como prefeito]".

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM