CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Quase três milhões vão fazer o Encceja

CERTIFICAÇÃO - Em todo o Pará mais de 133 mil pessoas estão inscritas para o exame deste domingo

Redação Integrada de O Liberal

Será realizado neste domingo, em todo Brasil, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), houve recorde de inscrições esse ano: 2.973.375, dos quais 641.576 buscam o certificado do ensino fundamental e os demais do ensino médio.

No Pará, 133.487 pessoas se cadastraram para o exame: 101.882 para certificação no ensino médio e 31.605 para o ensino fundamental. O exame, que é gratuito e de participação voluntária, visa certificar jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada. Para fazer a prova para o fundamental, é necessário ter nomínimo 15 anos. Para o médio, 18. Para o presidente do Inep, Alexandre Lopes, o Encceja “é uma nova chance de conseguir a certificação e seguir uma atividade profissional ou acadêmica”.

Além de Belém, outros 610 municípios terão provas, pela manhã (das 9 às 13h) e à tarde (das 15h30 às 20h30). Os portões abrem com uma hora de antecedência e são fechados 15 minutos antes do início. Os participantes fazem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas objetivas e cinco na redação. Para o ensino médio, há questões de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, e História e Geografia.

Para o médio, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação, e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Professor da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) e lotado no Centro de Estudos de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) Prof. Luiz Otávio Pereira, José Augusto Trindade explica que a certificação avalia os alunos por meio de um processo de aferição das competências, habilidades e saberes, sobretudo avaliando se o aluno entende, por meio dos enunciados das questões, o que o avaliador deseja saber.

“É preciso ter cuidado na hora da marcação do cartão resposta para transferir a marcação da alternativa do caderno de questões para o cartão resposta, porque o exame não permite erros”, orienta. Só obtém o certificado quem consegue a nota mínima exigida em cada uma das quatro provas mais a redação. No momento da inscrição, o participante precisou selecionar as provas que pretende fazer.

Para quem já participou de outras edições do Encceja e obteve nota suficiente em alguma das provas, basta fazer as que faltam. Também durante a inscrição o participante já escolheu a instituição certificadora que vai emitir o certificado - processo feito pelas secretarias estaduais de educação e institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmaram Termo de Adesão ao Encceja. Em 2019, o exame conta com algumas novidades. A primeira delas é o caderno de provas: agora, os participantes terão um espaço para anotar as suas respostas e conferí-las de acordo com o gabarito posteriormente.

Além disso, uma forte mudança para 2019 foi a acessibilidade: pela primeira vez, o edital tem uma versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras), disponível no canal do Inep no YouTube. Quem já teve laudo médico aprovado em outras edições não precisou apresentar um novo durante a inscrição. Os participantes s u r d o s , deficientes auditivos e surdocegos tiveram a oportunid a d e d e indicar, durante a inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear. Outra mudança foi a necessidade de justificar o motivo da ausência na edição passada.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM