CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Projeto leva saúde aos pets na Praça Batista Campos

Centro de Zoonoses oferece consultas médicas e orientação clínica, além do controle de parasitas

Dilson Pimentel
fonte

Lucas, de 8 anos, quer ter um animal de estimação. E, para realizar o sonho do neto, Conceição Loyola, 61 anos, foi à Feira de Adoção de Cães e Gatos, que a Prefeitura de Belém estará realizando neste domingo (10) até as 13 horas na Praça Batista Campos. Dona Conceição escolheu uma cachorrinha. "Meu neto queria há muito tempo. Era pra ter sido no Dia das Crianças, mas não deu certo", afirmou ela. "Eu vou cuidar pra ele", disse.

É o projeto Bicho Saudável, do Centro de Controle de Zoonoses, que oferta consultas médicas e orientação clínica, além das especialidades de oncologia, comportamento animal, dermatologia, neurologia e controle de parasitas. No local está sendo realizada, ainda, a feira de adoção de cães e gatos, além do cadastramento para o novo Hospital Público Veterinário, que será entregue à população da capital em 2020.

Laboratórios participantes fazem a distribuição de brindes e o público poderá se divertir com o grupo Brinca Belém, da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). O canil e a banda da Guarda Municipal de Belém (GMB) também estão presentes na ação.

Chefe do Centro de Zoonoses, o veterinário Altevir Lopes explica que foram levados para adoção 50 animais, entre gatos e cachorros adultos, cães filhotes e gatos filhotes. Em média, 30 são adotados. "Nossos animais vêm da rua. Atropelados, com doenças. No Centro de Controle de Zoonoses são tratados, castrados e, depois, disponibilizados para adoção", disse.

"Ao adotar um animal desses, a pessoa está dando uma família e um lar para o cachorro e um gato que sempre sofreram na rua", lembra. Mas ressalta que, ao adotar, é fundamental cuidar do bichinho. Para adotar, exige-se identidade e comprovante de residência. "Depois de um mês mais ou menos a gente vai lá pra saber como é que está. E já aconteceu de trazer o animal de volta. A pessoa também passa por uma entrevista social pra saber se tem condicões financeiras e psíquicas de levar o animal", explica.

Altevir também destaca o atendimento veterinário gratuito: "Estamos com uma equipe de dez veterinários atendendo o público hoje."

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM