CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Prédio onde funcionava Comando da Polícia Militar desaba na Cremação

Fato ocorreu na noite de terça (22), durante o temporal que caiu sobre Belém

Redação Integrada

Parte do prédio histórico onde funcionava o Comando de Missões Especiais da Polícia Militar, no bairro da Cremação, veio abaixo na tarde da última terça-feira (22), confirmou no começo desta tarde a PM. O imóvel fica localizado no cruzamento das avenidas Alcindo Cacela com Fernando Guilhon. 

image Prédio da PM está deteriorado (Ary Souza)

A Redação Integrada de O Liberal entrou em contato com a Polícia Militar para apurar detalhes sobre o ocorrido. Em nota, a PM confirmou que o desabamento de parte do telhado ocorreu por volta das 20h desta terça-feira. A instituição diz que o motivo do desabamento foi as fortes chuvas que ocorreram na capital no dia de ontem. A PM disse que ninguém ficou ferido no acidente. "O prédio estava desativado e interditado há mais de cindo anos", disse a corporação. 

O comando-geral da PM informou que já está realizando visitas técnicas ao local e também faz a captação de recursos para implementar um projeto de revitalização e restauração no prédio histórico da Polícia Militar - a exemplo do que foi feito no Complexo Histórico Tiradentes.

Segundo diz a Polícia Militar, o projeto prevê reforma e aparelhamento do prédio, que, após as obras, vai abrigar a sede do Comando de Missões Especiais da PMPA.

Abandono na Cremação já era denunciado


Vizinho do prédio, o produtor cultural Sandro Destro disse que já havia apresentado denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) sobre o abandono do conjunto arquitetônico como um todo, que inclui tanto o prédio que originalmente foi construído para ser sede do Corpo de Bombeiros municipal, uma sucursal à época construída por Antônio Lemos (que exerceu o cargo de intendente, equivalente a prefeito), quanto a praça do forno crematório.

"Nas alegações eu sustentei a tese de que a Cremação é um dos poucos bairros que têm o seu referencial de origem, o marco de origem, preservado. E o abandono em que se encontra é inadmissível. Espero, até hoje, posicionamento do Ministério Público Federal. Não responderam", afirmou ele, acrescentando que fez a denúncia por meio de um aplicativo, mas disse não se recordar da data em que acionou o MPF. "E o resultado é o desabamento que aconteceu durante essa tempestade".

Sandro Destro afirmou que também já havia denunciado "o processo de depredação do forno, propriamente dito, que está a ser destruído, por vândalos. Ademais, a reforma, realizada pela Prefeitura de Belém no prédio, será do forno crematório. Nem de longe, é uma medida que atende normas técnicas, para obras nesse tipo de bem imóvel. Nesse ínterim, a concessionária de energia elétrica instalou, de modo irregular, um poste metálico, à frente do prédio. Eu reclamei, ao funcionário que fez a instalação. E também denunciei. Mais uma vez, não obtive êxito".

image Telhado veio abaixo após chuva desta terça (Ary Souza)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM