CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pirarucu da Praça da República será encaminhado para o Bosque Rodrigues Alves

A decisão foi tomada para garantir o bem-estar e a segurança do animal, após ser alvo de três tentativas de roubo

João Thiago Dias / Agência Belém

Em cerca de duas semanas, o pirarucu fêmea que vive há cerca de três anos em um dos lagos da Praça da República, em Belém, será levado para o Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves, no bairro do Marco. A decisão foi tomada para garantir o bem-estar e a segurança do animal, após a terceira tentativa de roubo.

A informação foi divulgada pela Agência Belém, que informou que, na manhã deste sábado (4), o animal foi avaliado por uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), composta pela veterinária e o biólogo do Bosque Rodrigues Alves. 

O peixe chegou na praça da República ainda filhote. Atualmente, mede mais de um metro de comprimento e com o alto valor da carne no mercado, conhecida como bacalhau da Amazônia, além dos olhares de encanto atrai também pessoas que tentam capturar o animal para a venda e consumo da espécie.

Durante esta semana, dois homens foram presos por agentes da Guarda Municipal de Belém após tentarem roubar o peixe, com uma rede e um arpão.

"Visualmente a saúde dela está boa, pois ela está apresentando as características normais da espécie: está levantando a cabeça para respirar, se movimentando e está interagindo com as pessoas, já que essa espécie se acostuma com a presença humana. Ela deve pesar entre 30 e 40 quilos", explicou o biólogo Tavison Guimarães.

"A previsão é que em mais ou menos duas semanas ela seja retirada daqui. Vai depender de como estará o funcionamento dos órgãos por conta da pandemia. Nós também vamos precisar fazer a adequação do recinto dela no Bosque", disse a veterinária Ellen Eguchi.

Transporte para o Bosque

De acordo com a Agência Belém, os profissionais tomarão todos os cuidados necessários para o transporte do animal, para que o peixe chegue com saúde e segurança no novo lar. "Vamos minimizar o máximo o estresse dela, vamos trazer um recipiente grande para levar ela o mais à vontade e o mais brevemente possível. Precisaremos de uma grande equipe para levá-la", completou Ellen.

image A espécie, conhecida como bacalhau da Amazônia, além dos olhares de encanto atrai também pessoas que tentam capturar o animal para a venda e consumo (Andrey Araújo / Comus)

Ellen do Amaral é cuidadora de animais, vai todos os dias à praça e aproveita para visitar o peixe. "Eu fico feliz em saber que ela vai viver com mais segurança e triste em perceber que a população não está preparada para ter um animal desse porte aqui. Eles jogam todo tipo de alimento para ela: pipoca, biscoito, salgadinho... e fico mais triste ainda em saber da tentativa de roubo do animal. Foi uma indecência enorme ver trazerem uma rede e um arpão para tentar roubar ela".

Pirarucu

O pirarucu é um dos maiores peixes de águas doces fluviais e lacustres do Brasil. Pode atingir três metros e seu peso pode ir até 200 quilos. É um peixe que é encontrado geralmente na Bacia Amazônica. Seu nome se originou de dois termos tupis: pirá, "peixe", e urucum, "vermelho", devido à cor da cauda.

 A alimentação do animal preocupa a veterinária Ellen Eguchi, que ressalta o quanto é importante a consciência da população para manter o animal saudável. "As pessoas não conhecem os hábitos alimentares dos peixes da Amazônia, principalmente do pirarucu. Elas acham que faz parte da dieta dele e dão bolacha, biscoito, mas não faz. Ele é um peixe carnívoro, é muito prejudicial para ele".

Uma característica do peixe também faz com que os cuidados dos profissionais sejam redobrados durante o transporte. "Precisamos ter todos os cuidados com a logística da distância, pois devido uma característica peculiar, esse peixe pode morrer afogado, já que 80% da respiração dessa espécie é atmosférica, ele levanta a cabeça para respirar", contou Tavison.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM