CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Para quem vai fazer Enem, começa a hora de desacelerar

Ideal é cuidar do sono e da saúde mental. As famílias precisam apoiar e ajudar no planejamento para os dias de prova

Victor Furtado
fonte

Após meses de preparação para o Enem, os candidatos devem começar a desacelerar. O ritmo de estudo precisa ser menos puxado e mais focado em dificuldades pendentes. É o momento de cuidar do sono, da alimentação, da saúde e ter mais lazer. As sugestões são do professor de História Antônio Pantoja, do Cursinho Pré-Vestibular Municipal de Belém.

Pantoja garante: não adianta querer aprender, em duas semanas, o que não não foi aprendido nos outros meses. Fazer extensas baterias de exercícios, perder horas de sono em revisões, fazer intensivões em cima da hora... tudo isso só vai desgastar o estudante. Se ainda houver insegurança em algum tema, o melhor é buscar resumos ou vídeoaulas mais curtas.

"Temos tentado passar aos nossos alunos tranquilidade. A reta final de estudos precisa ser mais focada em disciplina. Não é hora de sofrer com fadiga, estresse e cansaço. Isso só vai atrapalhar o aprendizado e o dia da prova. É preciso lembrar que as provas duram cinco horas e meia, num horário de calor... o candidato precisa estar descansado e confiar naquilo que aprendeu", recomenda Pantoja.

O professor faz um apelo especial às famílias dos candidatos: pressionar os candidatos, ficar lembrando da responsabilidade que é fazer vestibular, transferir sonhos e desejos de determinada carreira, só aumentam a ansiedade. Pantoja diz que há casos de ansiedades tão graves que os alunos até deixam de fazer cursinho. Ou se atrapalham na hora da prova.

Se há algo que realmente deve preocupar os candidatos, neste momento, é planejamento para a prova. Saber o endereço correto do local de prova, formas de chegar, tempo necessário para o deslocamento — contando que o trânsito vai estar bem ruim em toda parte —, alimentação antes e durante a prova, canetas, roupas mais leves (caso o local seja quente), garrafas transparentes de água... se possível, treinar o trajeto é uma boa medida.

Outro alerta que o professor faz é sobre os celulares. Não é permitido nem vibrações. Então os celulares precisam estar desligados mesmo. Do contrário, uma reprovação gratuita pode ocorrer.  

"Apesar da ansiedade, pedimos aos estudantes que durmam mais. Que saiam para passear, fazer exercícios, ir ao cinema, escutar música... Estamos com um novo governo que pode interferir na prova, então até em questão de conteúdos, este Enem será uma surpresa mesmo para os professores. Nossa maior preocupação com os candidatos agora é com a saúde mental deles", conclui o professor.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM