CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Não há previsão para fim do bloqueio da rotatória do 40 horas em Ananindeua: acompanhe

Comunidades 28 de Agosto e Nova Esperança cobram asfalto e obras de saneamento

Dilson Pimentel
fonte

Segue sem previsão de fim o fechamento da rotatória do 40 Horas, em Ananindeua, iniciado na manhã desta segunda-feira (18). Desde as 7h da manhã, mesmo sob a chuva, moradores das comunidades 28 de Agosto e Nova Esperança bloquearam o trânsito, pedindo asfalto e saneamento básico para essas duas comunidades.

Contactados esse fim de tarde pela redação integrada de O Liberal, os coordenadores do ato dizem que não há previsão para o fim do bloqueio: eles dizem que só reabrirão o trânsito por força policial ou com a presença de representantes da Prefeitura de Ananindeua. Acompanhe os desdobramentos do protesto nesta edição.

image Bloqueio segue em Ananindeua: moradores querem presença da prefeitura (Fábio Costa)

O ato se mantém mesmo após a Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan) ter emitido nota onde diz que o responsável que reassumiu a Sesan estaria tomando pé da situação, e já teria tomado providências para acionar empresas que deveriam concluir obras de saneamento nas áreas das comunidades que protestam.  

As comunidades vêm realizando vários atos sucessivos desde agosto no ano passado, pedindo melhorias. O último foi em janeiro, no dia do aniversário de Ananindeua. . 

LEIA MAIS: 

 

Assista:

Desde o início do ato, os manifestantes vêm liberando a passagem dos veículos por dez minutos. Depois, interditam novamente a rotatória. O trânsito forma longa filas nas vias que cruzam a rotatória. como a avenida Independência e Arterial 18, além de avenida Hélio Gueiros. O trânsito também ficou difícil da rodovia Mário Covas. 

Policiais militares e guardas municipais estão no local tentado ordenar o trânsito e negociar a retirada de paus e pneus colocados sobre as pistas em pelo menos quatro trechos da rotatória e também da avenida Independência. 

image Arterial da Cidade Nova: trânsito parado (Fábio Costa)

"Pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), é para ter água potável e esgotamento sanitário", diz o sapateiro Samuel Silva, 47, e que mora na comunidade Nova Esperança há 24 anos. 

Segundo acrescentou Silva, as obras não saem do papel. Samuel disse ainda que a prefeitura informou já ter notificado a empresa para realizar as obras. Mas a empresa alega que não recebeu recursos da prefeitura e, por isso, não pode executar os serviços. A prefeitura disse que asfaltaria três ruas da comunidade até o Natal e reuniu com a comunidades após protesto em janeiro passado (ver vídeo abaixo).
 

"Nós já tivemos várias reuniões com a prefeitura mas continuamos na lama. É assim: começam a obra e quinze dias depois para tudo. Agora, parou a obra, parou a rotatória", diz o sapateiro Samuel Silva.

image Moradores pedem continuidade de obras (via redes sociais)

FLUXO PARADO

Em protesto, alguns motoristas buzinam, irritados,em vão. O taxista Miguel Zumero, 70 anos e 25 de profissão, parou em um posto de gasolina que há na rotatória e aguarda o desfecho do protesto.

Ele entende que os moradores têm o direito de lutar por melhorias. Mas não fechando todos os acessos. “Isso é um absurdo. Atrapalha a vida de todo mundo “, reclamou. “No mínimo, deveriam deixar uma passagem lateral, para que a gente pudesse seguir e ir trabalhar. Eles têm os problemas deles e nós temos os nossos”.

image Ato mexe com trânsito do entorno: fluxo na Mário Covas é difícil  (Fábio Costa)

O motorista de uma TV por assinatura está sem poder chegar ao local de trabalho. “Já até mandei foto daqui para o meu patrão, pra justificar o atraso”, contou. Ele, que pediu para não ser identificado, disse que tem aplicativo que informa sobre as ocorrências no trânsito da capital. “Só que não abri hoje o aplicativo. Vim por aqui (pela Independência) para fugir do trânsito da Augusto Montenegro “, lamentou. 

EMPRESA NOTIFICADA

Em nota, a Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan) de Ananindeua  informou que o secretário Osmar Nascimento voltou no início de fevereiro à secretaria e que estaria "tomando conhecimento de todos os processos".

A Sesan diz que "assim que verificou a paralisação dos serviço no loteamento", acionopu seu setor jurídico para notificar a empresa responsável pelas obras. "A mesma tem 30 dias para voltar com as obras. Caso a empresa não retome os trabalhos, será rescindido o contrato e uma nova licitação será feita".

Segundo a Sesan, a Prefeitura de Ananideua já teria concluído obras nas ruas São Jerônimo, Rua São João, Passagem São Francisco, Passagem Santa Luzia, Passagem Monteiro Lobato, Passagem São Bento e Passagem União.

 

image Protesto iniciou às 7h da manhã e segue sem hora para acabar (Fábio Costa)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM