CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

MP recomenda que ônibus circulem com frota reduzida em Belém e Região Metropolitana

A medida, segundo justificativa do MPPA, é para evitar aglomerações nos pontos de ônibus

Redação Integrada
fonte

O Ministério Público do Pará (MPPA) recomendou que os ônibus e demais veículos de transporte público, na Grande Belém, sigam funcionando com a totalidade da frota nas ruas, mas com a lotação reduzida pela metade.

A medida, segundo justificativa do MPPA, é para evitar aglomerações nos pontos de espera e no próprio transporte, uma vez que os ônibus ou embarcações devem circular com apenas 50% da capacidade dos veículos.

O MP recomendou ainda que veículos circulem com janelas sempre abertas, além da higienização das instalações no intervalo de cada trecho percorrido, com produtos eficazes na eliminação de microrganismos.

As recomendações fazem parte de uma série de orientações feitas pelos promotores de justiça de Defesa do Consumidor de Belém, Joana Chagas Coutinho e Frederico Lima de Oliveira, com base nas normas de proteção e defesa do consumidor, diante dos alertas dos órgãos oficiais de saúde sobre os cuidados com a pandemia do novo coronavírus.

O Sindicato dos Rodoviários do Pará informou que, até o momento, não recebeu nenhuma notificação oficial sobre a medida de redução da frota. “Nós já estamos adotando algumas medidas de proteç com relação a higienização dois coletivos. Sobre essa recomendação ainda não recebemos nenhuma notificação”, explicou Jhon Soares, técnico de segurança do trabalho da entidade. “Uma vez que é tomada uma decisão dessa, é necessário reunir com os funcionários para decidir quais serão as adequações para não prejudicar os rodoviários”, acrescentou.

Procurado pela redação integrada de O Liberal, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel) disse que até o momento ainda não tem nenhum conhecimento da recomendação feita pelo Ministério Público do Pará.

Dado do Setransbel mostra que a pandemia de coronavírus também causa prejuízo às empresas de transporte.

O Setransbel registrou, na quinta-feira, 19, uma queda de 43% no número de usuários do transporte coletivo, em comparação a um dia útil da semana anterior. Nesta sexta-feira, 20, essa redução pode chegar até 60%.

image O números de pessoas que usam o transporte público na cidade está diminuindo a cada dia por conta do novo coronavírus. (Akira Onuma)

De acordo com o Sindicato, a redução de passageiros se deve às medidas iniciais tomadas para conter o coronavírus na capital paraense. Nesse período, escolas e universidades suspenderam aulas, shoppings reduziram o horário de funcionamento e muitos locais passaram a adotar o trabalho em home office. Desta forma, resultando em prejuízo às empresas associadas. 

“As empresas de transporte público já enfrentam dificuldades devido aos aplicativos de carros  e o transporte ilegal. O Setransbel e suas empresas vem colaborando com o transporte da população nesses dias difíceis. Além disso, as empresas também estão assumindo os custos adicionais com a higienização dos coletivos e a contratação de pessoas para a realização deste trabalho”, ressalta Natanael Romero, diretor de operações do Setransbel. 
O segmento de transporte coletivo é o termômetro para toda a economia. Utilizado pela grande maioria da população, quando o movimento de passageiros nos ônibus cai é um reflexo que irá alcançar todos os outros segmentos, principalmente, o comércio.

Mudanças no Sistema BRT

Em virtude da diminuição do número de pessoas circulando no sistema transporte público da capital, que na quinta-feira chegou a 43%, a Prefeitura de Belém adotou novas medidas de funcionamento do Sistema BRT, a partir deste sábado, 21. Todas as medidas tomadas pela gestão municipal visam a interrupção da proliferação do novo coronavírus.

Os ônibus articulados do BRT não irão circular neste sábado e domingo. O objetivo é evitar a circulação dos veículos climatizados, que não possibilitam a abertura de janelas. Os terminais e estações estarão fechados neste domingo, 22, para que não haja aglomeração de pessoas. Sendo assim, não haverá integração e os ônibus troncais vão circular por fora da canaleta, começando o itinerário desde a origem, nos bairros do Paracuri I e Paracuri II, em Icoaraci, e no bairro da Brasília em Outeiro, até o centro de Belém. 

“São medidas necessárias para momentos como esse que vivemos. O nosso objetivo é diminuir ao máximo a possibilidade de contágio dentro do sistema de transporte público de Belém. Acreditamos que sem os ônibus fechados circulando e sem a aglomeração de pessoas nos terminais e estações, no domingo, com o usuário aguardando o ônibus em locais abertos, podemos ajudar a frear essa proliferação”, explica o Superintendente da Semob, Gilberto Barbosa.

A partir de segunda-feira, 23, a integração dos troncais com as linhas alimentadoras será reativada, mas com novidades. “A frota dos ônibus troncais será dividida em três partes: os que saem dos bairros até São Brás, os que vêm dos bairros até o centro de Belém, e aqueles que começam viagem no terminal Maracacuera fazendo integração com os que chegam dos ônibus convencionais. Ou seja, o usuário ficará com a possibilidade de entrar no ônibus tanto pelos terminais, como por fora das canaletas”, esclarece Gilberto.

Os ônibus articulados também retornam na segunda-feira, mas só nos horários de pico. E a continuidade deste serviço vai depender da demanda de usuários. "Neste momento as mudanças são muito dinâmicas e não podemos fazer planejamentos a longo prazo.  Então na segunda-feira vamos reunir no final do dia para avaliar a demanda de usuários e decidir como ficará todo o sistema de terça em diante", completa. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM