CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Moradores constroem ponte na Cremação

SEGURANÇA - O objetivo é isolar a passagem dos pedestres e evitar acidentes na circulação

Redação Integrada de O Liberal

Uma ponte de madeira foi construída por moradores sobre o canal que fica na Travessa 14 de Março com a Rua dos Caripunas, no bairro da Cremação. O objetivo é facilitar a vida dos pedestres que circulam naquela área e que, antes, disputavam o espaço com veículos, correndo o risco de serem atropelados. A ponte começou a ser construída por volta das 8 horas de quinta-feira, 15, durante o feriado de Adesão do Pará à Independência, e foi concluída, no mesmo dia, às 14 horas.

"Pessoas idosas tinham que dar um 'balão' muito grande", disse Alisson Alex Oliveira, de 40 anos. "Não foi comprada nenhuma madeira. Tudo foi doação da comunidade. E o nosso grupo veio e construiu. Não tem ajuda do poder público", acrescentou. Ele afirmou que os moradores dividiam o espaço, no entorno do canal, com automóveis e motocicletas. "Essa ponte é exclusiva para pedestres. Na verdade, era um anseio da comunidade, que pediu pra gente fazer. Eu já tenho um trabalho na comunidade. Essa é a quinta ponte que a gente constrói aqui", disse ele. "Falta colocar o corrimão, pra dar segurança aos pedestres. Essa ponte também serve pra quem quiser atravessar e ir pra Basílica, já que o Círio está perto".

De acordo com os moradores, a construção de uma ponte maior no local permitiria a passagem também de veículos, o que facilitaria o escoamento do tráfego, porque não há como atravessar, a partir do final da Caripunas com a 14. Eles disseram que quando a Mundurucus fica interditada, em consequência de alagamentos, por exemplo, os carros tentam passar pela Caripunas, mas ficam sem saída, sendo obrigados a subir a 14 de Março, de volta, e fazer uma contramão na Pariquis, de modo a atravessar para o outro lado da travessa.

"Uma ponte grande para passar carro aqui resolveria o fluxo de veículos aqui nessa área", apontou. No local, um grupo de pessoas costuma se reunir para concretizar esse tipo de ação na comunidade. "Não é associação, não tem vínculo com nenhum órgão público. São 20 pessoas que já trabalham há mais de dois anos na comunidade", contou. Os moradores dessa área da Cremação sempre se mobilizam para tentar melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Recentemente, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento, pavimentou a via que dá acesso à Basílica Santuário de Nazaré, atendendo a um protesto que interditou um trecho da 14 de Março. Os moradores também já se reuniram para cercar a área e colocar plantas em pneus, de modo a evitar o descarte irregular de entulho e lixo no local, que, segundo eles, sujam a cidade e provocam doenças. A própria comunidade se encarrega de fiscalizar o espaço, para evitar que volte a ser ponto de descarte de resíduos novamente. A Prefeitura de Belém informou que a área será contemplada dentro do projeto de macrodrenagem executado pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), que no momento passa por ajuste e reprogramação de prazo. "A rua foi toda recapeada em maio passado e o canal que corta a via recebe ações de limpeza regularmente", disse a Sesan em nota.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM