Maria ganha homenagens e Basílica anuncia data da apresentação do Cartaz do Círio

No final do mês de maio, a apresentação do Cartaz do Círio 2021 vai coroar o Mês de Maria

Eduardo Rocha

Os paraenses vivem um mês especial em maio. É o Mês Mariano, ou seja, período todo ele dedicado a Nossa Senhora. Essa tradição ocorre no mundo inteiro, e, em Belém, ganha contornos especiais, de vez ser a capital do Pará sede de uma das maiores expressões da devoção mariana: o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. E é em maio que se começa a vislumbrar mais de perto essa festa religiosa. No final deste mês, no dia 31, será apresentado o Cartaz Oficial do Círio 2021, coroando o Mês de Maria.

A apresentação do Cartaz do Círio ocorrerá na Basílica Santuário, após a missa das 18 horas. Neste mesmo dia, ocorrerá a Subida da Imagem original de Nossa Senhora de Nazaré ao nicho na parte superior do Altar-mor da igreja, eventos inseridos na programação dedicada a Maria, mãe de Jesus na Terra.

Foi em 31 de março de 2006, ou seja, há 15 anos, que a Basílica foi elevada à condição de Basílica Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém. A iniciativa da Igreja Católica contribuiu para reforçar a evangelização de cidadãos e cidadãs na Amazônia, e, em especial, a devoção mariana em acolher os visitantes da capital paraense, sobretudo, no período do Círio em outubro.

Modelo de fé

O reitor da Basílica Santuário, padre Luiz Carlos Gonçalves, da Ordem dos Padres Barnabitas, comemora com os fiéis o transcurso do Mês Mariano. "No mês de maio procuramos homenagear a Virgem Maria. Ela representa para nós o modelo de discípulo missionário, toda voltada para Cristo e a serviço dos irmãos. Olhemos para Ela como a Mãe que nos ama, nos acolhe, nos protege e nos aconselha: " Fazei o que Ele vos disser!". Com Maria sigamos Jesus que é o caminho, a verdade e a vida", ressalta.

Para o padre Luiz Carlos Gonçalves, a firmeza demonstrada por Maria funciona como referência aos cristãos na pandemia da covid-19. "Neste tempo de pandemia, de provação e sofrimento, Maria nos ensina que a fé e o amor a Deus devem ser traduzidas em obras. Podemos perceber isso na sua visita a Isabel. Ao saber que sua prima de idade avançada estava grávida, portanto, necessitada de ajuda, ela se põe a caminho, vai às pressas prestar o seu serviço. Amar é servir. Por isso ela se torna para nós modelo de fé e de amor e doação em favor de todos aqueles que sofrem no corpo e na alma" completa.

Homenagens

A programação do Mês Mariano na Basílica Santuário conta, todas as quintas e sextas-feiras, às 17 horas, com a Novena Mariana. Neste final de semana, as missas são dedicadas às mães.

Para o dia 22 está programada a Live “Cantos para a Mãe de Nazaré” (Transmitida pelo Facebook e YouTube da Basílica Santuário de Nazaré). Já no dia 23 será realizada a Cerimônia de Descida da Imagem Original do Glória, com transmissão ao vivo pela TV Nazaré e redes sociais da Basílica Santuário.

Haverá, no dia 27, Novena em honra a Santo Antonio Maria Zaccaria, fundador dos Clérigos Regulares de São Paulo - Padres Barnabitas / em celebração aos seus 124 anos de canonização, contando com transmissão ao vivo.

A Cerimônia de Coroação e Retorno da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré ao Glória e Apresentação do Cartaz do Círio 2021, com transmissão ao vivo, ocorrerão no dia 31. Na mesma data, serão comemorados os 15 anos de elevação da Basílica de Nazaré ao título de Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém. Ainda em maio, no dia 13, é comemorado o Dia de Nossa Senhora de Fátima.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM