Maré alta alaga centro mas não causa transtornos no Ver-o-Peso

Às 11h56, águas chegaram a 3,6 metros de altura. Pedestres molharam os pés

Dilson Pimentel
fonte

A maré alta não causou, nesta sexta-feira (18), transtornos na região do Ver-o-Peso, em Belém. A Defesa Civil Municipal havia alertado para risco de maré alta às 11h56, com as águas chegando a 3,6 metros de altura, conforme as tábuas de marés divulgadas pela Marinha do Brasil. Um pequeno acúmulo de água se formou na rua 15 de Novembro, próximo à avenida Portugal e perto da Pedra do Peixe. Mas, segundo um gari, essa água veio pelo bueiro. Mas, mesmo assim, não prejudicou o fluxo de pedestres e veículos. Veja:

O risco de alagamento sempre aumenta quando há combinação de maré alta e chuvas. Mas, naquele horário, não choveu na cidade. Ao contrário. Fazia sol forte e muito calor.

De acordo com a previsão do tempo para esta sexta-feira, divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há apenas possibilidade de chuvas isoladas à tarde e à noite. Ainda segundo a Defesa Civil, que divulgou o alerta no dia 14 de setembro, os riscos de maré alta são considerados altos para índices a partir de 3 metros, quando coincidem com chuvas fortes, e altíssimos para índices acima de 3,5 metros, coincidindo com chuvas fortes.

"Para reduzir os impactos e alertar a população sobre possíveis danos, a Defesa Civil atua no monitoramento das marés e na prevenção de acidentes ocasionados por enchentes", informou. "Equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e da Guarda Municipal trabalham na prevenção de possíveis acidentes causados pelo fenômeno", acrescentou.

image Marés devem ter altas até segunda (Akira Onuma / O Liberal)

Alerta de risco das marés segue até segunda-feira


As tábuas de marés também mostram que as águas devem voltar a registrar altura de risco até a próxima segunda-feira (21) na capital.

No sábado (19), o alerta é para 00h11, com 3,5 metros, e 12h38, com 3,6 metros. No domingo (20), a atenção é para 00h54, com 3,5 metros, e 13h23, com 3,5 metros. Já na segunda, será 01h32, com 3,4 metros, e 14h13, com 3,4 metros. 

A Defesa Civil Municipal também alertou que, desde o dia 15 e até 23 de setembro, há risco de maré alta nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e demais ilhas da capital. Nesta sexta-feira, às 11h13, a maré deve chegar a 3,8 metros de altura nessas localidades. Já às 23h39, as águas devem atingir 3,8 metros.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM