CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Marco ainda está alagado após fortes chuvas desta segunda

Áreas com inundações críticas sofrem esta manhã: vizinhanças reclamam da constância do problema

Dilson Pimentel
fonte

Algumas áreas do bairro do Marco, em Belém, amanheceram alagadas nesta terça-feira (11), apó as fortes chuvas que caíram à noite na capital. Os alagamentos causam transtornos para vários moradores.

Um dos pontos onde as águas ainda não cederam é na travessa Mauriti, próximo ao canal da passagem José Leal Martins - uma área crítica e com alagamentos constantes. Um pequeno rio se formou nesse trecho da rua. Veículos pequenos trafegam com dificuldade. E pedestres têm que enfrentar a água ao sair de suas casas. 

image Alagamento na Mauriti com passagem Hortinha: carros tiveram panes (Ary Souza)

ROTINA

Foi o caso do lavador Leonildo Pestana, de 28 anos. "Isso não é de hoje. Faz tempo. Basta uma chuva de meia hora para ficar assim. A água invade as casas dos moradores", disse. Esse problema seria evitado, segundo Léo, como ele é mais conhecido, se "eles (poder público) limpassem e dessem manutenção diária dos canais".

A passagem Pio X, entre Barão e Angustura, também está totalmente alagada, por causa da chuva que caiu na noite de segunda-feira (10). "Toda vez que chove tem esse alagamento", disse a dona dona de casa Mara Castro, de 53 anos.

Dona Mara Castro mora na passagem Pio 10 há 28 anos. A senhora observou que a água demora muito para baixar. "Eles tinham que 'fazer' a rua para acabar esse alagamento", afirmou. Um trecho da Barão do Triunfo, próximo à passagem Pio Neto, também está alagado.


Procurada pela reportagem, a  Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) disse que a manutenção de ruas em Belém cabe exclusivamente à Prefeitura Municipal de Belém, e que a Sedop "apenas repassa recursos de convênio e fiscalização de obras, em alguns casos".

Também ouvida pela redação integrada de O Liberal, a Prefeitura de Belém disse que, sobre os alagamentos no bairro do Marco, as vias citadas na matéria "ficam localizadas na área baixa do bairro", que sofre influência de vários canais.

"Desde o ano passado, uma grande intervenção de dragagem vem sendo realizada pela Sesan não só no canal da José Leal Martins, mas também nos canais localizados nos bairros próximos, como no Curió Utinga e Terra Firme, com o objetivo de melhorar o escoamento da água em todo o bairro", disse a PMB.

image Barão com Passagem Hortinha: canais seguem transbordados (Ary Souza)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM