Imagem peregrina embarca para Lisboa, em Portugal

Símbolo da fé paraense estará presente em evento de comunidades nazarenas

Eduardo Rocha
fonte

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a imagem que segue pelas ruas de Belém do Pará no segundo domingo de outubro, por ocasião do Círio, foi conduzida, nesta terça-feira (21) à noite, para Portugal, onde cumprirá intensa programação, a partir do Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré, na Cidade de Nazaré, de 22 a 26 deste mês.

A imagem chegou ao Aeroporto Internacional de Belém às 21 horas, conduzida pelo reitor da Basílica Santuário de Nazaré, padre Luiz Carlos Gonçalves;  de Ronaldo Pinheiro, membro da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), e de integrantes da Guarda de Nazaré, Guilherme Azevedo (coordenador), Renato Neves (vice-coordenador) e Luizinho Macedo (diretor). Eles foram recepcionados pelo superintendente do Aeroporto, Fábio Rodrigues. No evento, será apresentada a candidatura do culto a Nazaré como patrimônio cultural imaterial da Humanidade.

Essas cinco pessoas se somarão a outros integrantes da comitiva que conduzirá a imagem peregrina por sete horas e meia de viagem de avião até Lisboa, onde ficaram de desembarcar por volta das 7h30 desta quarta-feira (22), no Aeroporto Humberto Delgado. O arcebispo metropolitano de Belém, dom AlbertoTaveira Corrêa, seguirá de São Paulo para Portugal. A imagem será contemplada em Lisboa e em Nazaré.

Devoção

Sobre a candidatura do culto a Nazaré a patrimônio cultural imaterial da Humanidade, padre Luiz Carlos Gonçalves disse que esse é um assunto encaminhado pela organização Santuário de Nazaré. No Encontro das comunidades devotas de Nazaré, a Arquidiocese de Belém com o aval do Governo do Estado será apresentada a candidatura.

Ao comentar a primeira viagem internacional da Imagem Peregrina neste começo de 2020, padre Luiz Carlos afirmou: “Eu digo sempre que é uma porta aberta. Nossa Senhora de Nazaré, nós dizemos que ela vai aonde ela quer; e aparecem sempre essas oportunidades nas quais o culto a Nossa Senhora de Nazaré e o Círio se tornam mais conhecidos, atraindo sempre mais pessoas, e também é importante porque a própria Cidade de Belém se torna cada vez mais conhecida devido ao culto de Nossa Senhora de Nazaré”.

O Encontro em Portugal tem dois aspectos, como salientou padre Luiz Carlos. O  estreitamente religioso e o cultural. Por isso seguirão para lá autoridades eclesiásticas e o representante do Governo do Estado, no caso, o governador Helder Barbalho, como disse padre Luiz Carlos. “Não há dúvida de que Belém hoje ocupa o primeiro lugar na devoção mariana. Nazaré, de Portugal, é o berço dessa devoção; mas Belém se tornou a manifestação maior, mais expoente na devoção a Nossa Senhora de Nazaré. E o Círio é a maior procissão católica do mundo”.

Acompanharão a Imagem Peregrina o casal coordenador da DFN, Albano e Ana Paula Martins; Franco Marcial e Heloísa Barreto; Antônio e Rosa Sousa, Ronaldo e Juliana Martins; Roberto e Geo Damasceno e Ronaldo e Tonya Souza.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM