CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Grupo Liberal incentiva causa ambiental

Projeto Liberal Mobiliza abre debate sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos na Grande Belém

João Thiago Dias
fonte

A destinação dos resíduos sólidos na Região Metropolitana de Belém (RMB) é um tema urgente, de elevado interesse socioambiental para as mais de três milhões de pessoas que vivem em Belém, Ananindeua e Marituba, onde são produzidas 40 mil toneladas por mês de resíduos. Em maio de 2021, encerra o prazo legal para que as prefeituras destas três cidades apresentem opções adequadas para deposição, como fechado em acordo judicial. No entanto, muitos desafios precisam ser enfrentados, como capacidade limitada no aterro sanitário, descarte irregular em vários bairros e mal aproveitamento de resíduos orgânicos e recicláveis.

Em vista desse prazo e do enorme desafio de encontrar soluções responsáveis, inclusive para outras regiões do Estado, o Grupo Liberal vai lançar o Liberal Mobiliza, projeto cross media e cross content que vai informar, engajar e estimular a sociedade paraense a ser protagonista de um rico e denso debate sobre resíduos sólidos. A primeira etapa começa no próximo domingo (01), se estendendo pelas próximas 14 semanas. O projeto conta com o apoio das empresas Guamá Tratamento de Resíduos e Norte Energia.

Nesta primeira etapa, a cada duas semanas, sempre aos domingos, nos jornais O Liberal e Amazônia e no portal OLiberal.com, serão publicadas matérias especiais sob diferentes enfoques da temática. Também a cada duas semanas, aos domingos, no quadro Ponto de Vista, no caderno Panorama de O Liberal, e no portal OLiberal.com, será publicado um artigo assinado por algum especialista no assunto.

Nas enquetes com moradores da cidade que já são publicadas diariamente em O Liberal, a edição dominical será especial sobre o tema a cada duas semanas. Essas enquetes também serão publicadas em formato de vídeo no portal. Além disso, terá enquetes no perfil do portal no facebook.

Em OLiberal.com e na plataforma LibPlay, o conteúdo multimídia também inclui podcast semanal com especialistas entrevistados em 12 episódios. Também terá uma websérie quinzenal com seis episódios, com a primeira temporada apresentada pela artista paraense Leona Vingativa, que vai contextualizar o problema nas comunidades da Grande Belém.

"É nossa convidada para conduzir a websérie, que terá aproximadamente cinco minutos em cada episódio. Ela tem um histórico de trabalho retratando os problemas causados pelo acúmulo de resíduos sólidos", destacou o editor executivo de Digital e de OLiberal.com, Cesar Modesto. "Vamos distribuir tanto no LibPlay, que é nossa plataforma principal, como nas plataformas digitais facebook e youtube".

A Rádio Liberal FM (97,5) também fará parte do projeto com programetes temáticos espalhados ao longo da programação, além de um quadro dentro do programa Liberal Notícias, com a presença de um repórter visitando e entrevistando as comunidades e representantes do poder público.

CAMINHO

O diretor de Mercado do Grupo Liberal, Mauro Cleber, destacou a característica democrática do projeto. "É um problema que muitas cidades enfrentam com lixões. Tem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que todos precisam se ajustar até 2021. Decidimos provocar isso ouvindo todas as partes - população, poder público, governantes e empresas -, para encontrar um caminho de soluções até o ano que vem. Todo mundo tem uma responsabilidade".

"Tem cidades em torno de Belém e na região de Altamira que sofrem muito com lixo. A natureza está sofrendo em decorrência de um trabalho que não está sendo feito como deveria. E a gente vê em outros lugares mudanças em decorrência disso, transformando o lixo em fonte de renda e trabalho. Pelo próximos três meses, vamos discutir em todos os nossos veículos de comunicação sobre resíduos sólidos", acrescentou.

Após esses três meses, serão reunidos especialistas, autoridades e jornalistas com expertise na cobertura ambiental em um debate presencial, no Liberal Espaço Corporativo. "Essa etapa termina com um Summit, para dialogar com especialistas de várias esferas da sociedade sobre as alternativas para esse problema que se arrasta há anos", detalhou Mauro Cleber.

Diálogo ajuda a encontrar soluções

O diretor de Marketing do Grupo Liberal, Rodrigo Vieira, disse que objetivo é dialogar cada vez mais com a sociedade. "Temos uma grande questão para resolver até maio do ano que vem, que é a destinação adequada dos resíduos sólidos na RMB. Mas a questão é mais ampla e envolve a produção e a correta gestão dos resíduos. Para levantar soluções e pensar em um futuro com mais qualidade de vida, temos que envolver diferentes setores da sociedade".

O diretor da Guamá Tratamento de Resíduos, Ângelo Castro, disse que será uma oportunidade de conscientização. "Para a Guamá Tratamento de Resíduos, participar do Mobiliza é muito relevante porque é um projeto que vai contribuir para conscientizar as pessoas para um tema que faz parte da vida de toda a sociedade, que são as diversas possibilidades para a destinação adequada dos resíduos sólidos".

"Ao abordar as boas práticas de coleta seletiva, reciclagem e as experiências de tecnologias de reaproveitamento e destinação final adequada de resíduos, o projeto presta um serviço de incentivo a novos hábitos, que vão melhorar a relação da população com a cidade e gerar maior qualidade de vida para as pessoas. Todo esse processo envolve uma mudança de cultura e o projeto Mobiliza vem somar", frisou o diretor.

A superintendente de Comunicação da Norte Energia, Luciana Soares, destacou a importância de focar na sustentabilidade. “Assim como no projeto Mobiliza, as questões de sustentabilidade são prioritárias para a Norte Energia no desenvolvimento de ações junto às comunidades da região onde está instalada a Usina Hidrelétrica Belo Monte. Um exemplo concreto é o sistema de saneamento que conta com mais de 500 quilômetros de redes de água e esgoto, aterros sanitários e remediação de lixão a céu aberto, com os quais a empresa, por meio do licenciamento ambiental do empreendimento, contribuiu para a melhoria da qualidade de vida da população local”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Notícias
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM