Fiéis viveram domingo de Ramos sem aglomeração

A campanha da igreja católica foi de incentivar os fiéis a rezarem de longe e pendurar os ramos dentro de casa

Bruna Lima
fonte

O domingo de Ramos foi diferente para os fiéis católicos de todo o país. Em Belém, teve quem acompanhou a celebração pela televisão, rádio ou até pela sacada do apartamento. O importante foi evitar aglomeração por conta do combate ao novo corona vírus. E a campanha das igrejas é que as famílias coloquem os ramos em lugar de honra em suas casas. 

image Regina Genú e sua neta, Isabela, assistindo a Santa Missa de casa (Thiago Gomes / O Liberal)

Na Catedral Metropolitana de Belém, às 8h30, teve a celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa de portas fechadas sem a presença dos fiéis. Da mesma forma, às 12h, o Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro, presidiu Santa Missa deste ano. Os fieis puderam acompanhar pelas midias da TV Nazaré. 

Moradores de um conjunto de prédios do bairro do Umarizal em Belém tiveram a oportunidade de celebrar a data religiosa da sacada dos seus apartamentos. O padre Antônio da Igreja de São Raimundo fez a celebração e no momento da hóstia orientou sobre a necessidade de distanciamento social e dos cuidados mantidos entre as pessoas da celebração.  

"Vamos ser mais solidários uns aos outros. Vamos cuidar uns dos outros. É nisso que reside o amor de Deus", disse o padre.

A Basílica amanheceu o domingo de portas abertas, porém, sem celebrações. Alguns católicos chegaram a ir ao local para celebrar a data cristã. O público, predominantemente idoso, e que faz parte do grupo de risco do corona vírus, preferiu manter as orações em dia indo à igreja.

O domingo de Ramos recorda a entrada de Jesus em Jerusalém e manifesta a vinda do Reino que o Messias realizará na Páscoa de sua morte e ressurreição. A celebração dá início a Semana Santa, período em que se recomenda que seja vivido profundamente no recolhimento.

A missa do Domingo de Ramos traz a narrativa de São Lucas sobre a Paixão de Jesus, a angústia mortal no Horto das Oliveiras, o sangue vertido com o suor, o beijo traiçoeiro de Judas, a prisão, os maus-tratos causados pelas mãos dos soldados na casa de Anás, Caifás, o julgamento diante de Pilatos.

Com a renovação dos compromissos dos padres, a missa do Crisma tradicionalmente celebrada na Quinta-feira Santa, será antecipada para esta segunda-feira (06), às 9h, na Catedral Metropolitana, com as portas fechadas, somente com a presença dos sacerdotes, salvo os padres que fazem parte dos grupos de risco, que são dispensados. Os fiéis devem acompanhar de suas casas pelos meios de comunicação da Arquidiocese de Belém.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM