CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Feirantes cobram melhorias na área de alimentação do Ver-o-Peso

Cerca de 50 trabalhadores fizeram um ato na Bouvelard Castilhos França: lona precisa de manutenção

Tainá Cavalcante
fonte

Feirantes organizam uma manifestação esta manhã na feira do Ver-o-Peso, em Belém. Eles integram o setor de alimentação da área e cobraram melhorias na estrutura do local e chegaram a interromper o fluxo do trânsito em frente à área comercial por alguns minutos, por volta das 9h30. Logo depois a Polícia Militar desbloqueou a Bouvevard Castilhos França.

image Ato queria chamar atenção para precariedade da feira (Igor Mota / O Liberal)

Cerca de 50 feirantes participaram do protesto, numa manhã marcada por forte movimentação do Ver-o-Peso após o fim do período de lockdown (bloqueio de emergência à circulação e fechamento de atividades não essenciais por causa da pandemia da covid-19) na capital, que durou duas semanas e durou até este domingo (24).

image PM precisou desbloquear a via (Igor Mota / O Liberal)

"A lona não é apropriada, estão mexendo na eletricidade e ficamos sem luz o tempo inteiro", reclamou Osvaldina Ferreira, que trabalha há 49 anos no setor de refeição do Ver-o-Peso. Com o ato, os feirantes queriam chamar a atenção da imprensa e do Ministério Público parea a situação. Somente os feirantes da parte de refeição participam do ato. 

Prefeitura diz que problemas são 'caso isolado'


A redação integrada de O Liberal apurou com a Prefeitura de Belém as medidas a serem tomadas após a manifestação. Em nota, a Secretaria Municipal de Urbanismo (seurb) disse que a obra da Feira do Ver-o-peso teve projeto aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e é acompanhada pelo órgão.

"A nova lona da cobertura da feira é fabricada com material de alta qualidase, com durabilidade de oito anos e resistência antichama, além de capacidade de reduzir o calor. Antes da instalação, a lona passa por testes de incêndio e resistência", diz a prefeitura, argumentando que não procede a informação de que "o vento tenha rasgado a lona, como dizem os feirantes".

Segundo a Seurb, "houve um caso isolado de dano em um ponto da lona causado por um ato criminoso. Mas, a área danificada foi devidamente substituída e não houve mais nenhum registro do tipo".

Sobre as barracas provisórias, a prefeitura diz que elas foram construídas "de acordo com projeto, também aprovado pelo Iphan", e em diálogo com os feirantes. "Todas elas possuem serviços de água e energia. Elas servem para abrigar os feirantes enquanto se substitui a lona, por setor", diz a Seurb.

A Secretaria Municipal de Economia (Secon) também informou a O LIberal que os setores essenciais ao abastecimento da população continuam funcionando normalmente no Complexo do Ver-o-Peso. "Já os segmentos de refeições, bares e lanches só podem realizar serviços de entrega, a fim de evitar aglomerações, como assim são orientados pelos decretos municipal e estadual", detalhou a Secon.

image Feirantes pedem renovação das lonas da área (Igor Mota / O Liberal)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM