CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Estudantes protocolam no MPF pedido de mudança no seletivo da UFPA

Eles reuniram durante esta sexta-feira com a procuradora Meliza Barbosa

Dilson Pimentel
fonte

Os candidatos ao Processo Seletivo de 2019 da Universidade Federal do Pará (UFPA) que ocuparam o prédio da Reitoria da universidade na última quarta (14), para protestar contra mudanças no Processo Seletivo 2019 da UFPA, protocolaram esta sexta-feira (16) no Ministério Público Federal (MPF) um pedido formal com reivindicações junto à universidade.  

Antes, eles fizeram reunião pela manhã com a procuradora Meliza Barbosa, que encaminhou os estudantes ao serviço de atendimento ao cidadão do MPF. A procuradora não autorizou fotos da reunião. A ida ao Ministério Público Federal foi um desdobramemto do ato realizado esta semana no campus do Guamá, em Belém.

IMBRÓGLIO 

Os estudantes - que se candidatam a vagas nos cursos de Direito, Medicina, Engenharia e outras graduações - chegaram a conversar na última quarta-feira também com a administração da UFPA. Lá, após o protesto, eles pediram providências ao pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA, Edmar Tavares da Costa.

Eles reclamam de mudanças no edital do concurso da UFPA - que este ano prevê que os candidatos sinalizem, já nas inscrições, o semestre em que pretendem ingressar na instituição. Segundo o grupo de candidatos, as novas regras resultariam em desvantagens para os inscritos. 

IGUALDADE

"Com o pró-reitor, não conseguimos resolver muita coisa", diz Yasmin Dantas, que é candidata ao curso de Medicina da UFPA. "A alteração que fizeram no edital, dividindo o curso não só por turno, mas por semestre, reduz o número de vagas. Pode acontecer de alunos com notas menores entrarem no lugar de alunos com notas maiores", argumenta a aluna.

Na última quarta, em reunião com os estudantes que procuraram esta sexta o MPF, a Universidade Federal do Pará já havia argumentado que as novas regras para o Processo Seletivo da UFPA para 2019 não ferem direitos de candidatos e nem privilegiam outros - e que seguirá com o edital original. 

A redação integrada do portal O Liberal segue acompanhando os desdobramentos do caso. Acompanhe aqui.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM