CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Escolas vão beneficiar mais de 600 alunos em Icoaraci

Redação Integrada de O Liberal

Foram inauguradas na última quartafeira, 7, em Icoaraci, as escolas de ensino infantil Professora Luzmarina de Melo Muniz e Professora Vanda Célia Ferreira de Souza. Juntas, as duas unidades de ensino atenderão mais de 600 alunos do Residencial Quinta dos Paricás, onde estão localizadas, e de moradores da Ilha de Outeiro, segundo a a Secretaria Municipal de Educação (Semec).

No mesmo espaço, a Prefeitura de Belém inaugurou o Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie) e o Núcleo Administrativo da Semec (NAD), para descentralizar os serviços oferecidos pelos dois órgãos. Foram investidos cerca de R$ 800 mil em mobiliário, suprimentos e insumos nas unidades administrativas, construídas em conjunto com o governo federal. O prefeito Zenaldo Coutinho, autoridades, servidores municipais e a comunidade percorreram os novos prédios, cujo destaque são as salas refrigeradas. "Não poderíamos entregar uma escola no padrão normal.

Tivemos que fazer adaptações no projeto original, estabelecendo melhores condições de trabalho e aprendizado aos nossos servidores", destacou Zenaldo Coutinho. Moradores do Quinta dos Paricás, Robson Ferreira, de 30 anos, e sua sogra, Mariléia Freitas, de 51, mostraram seu contentamento com a novidade. “Educação sempre é importante. Eu estou feliz, pois sei que meu filho será bem assistido”, disse o pai do Miguel, de 3 anos. “Ter escolas aqui dentro do conjunto é muito importante. A Prefeitura está de parabéns”, comentou Mariléia. 

Os dois estabelecimentos de ensino, que atendem crianças de 0 a 14 anos, contarão com 11 salas de aula cada uma. A Escola Luzmarina oferece educação infantil em tempo integral e a Escola Vanda Célia atende cerca de 300 estudantes do ensino fundamental. "São inaugurações que vão ajudar pais que precisam trabalhar, pois teremos uma escola com serviço de creche.

Outro ganho será para os servidores de Icoaraci e Outeiro que poderão vir aqui para resolver suas questões", ressaltou Socorro Aquino, secretária municipal de Educação. O Centro de Referência em Inclusão Educacional é responsável pela avaliação educacional especializada e contará com uma equipe multiprofissional no atendimento de alunos portadores de deficiência. “Vocês não sabem o bem que estão fazendo ao meu neto e à mãe dele, que trabalha fora”, disse Clara Fátima dos Santos Nascimento, de 63 anos, avó de Everson Pantoja, de 15 anos, morador do Quinta dos Paricás, que nasceu com paralisia cerebral.

Moradora de Icoaraci, a professora Eliana Rodrigues, de 52 anos, comemorou. “Será bom por conta do transporte e porque vou resolver algumas questões no NAD daqui mesmo”, opinou. Em 2019, 27 unidades educacionais de Belém foram reformadas e 13 estão em processo de licitação e manutenção. De 2013 a 2018, dez escolas foram construídas e 107 passaram por manutenção, reforma ou ampliação, com investimento de R$ 66 milhões e benefícios, até agora, para mais de 70 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM