CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Encontro reafirmar a importância do diálogo entre Governo do Pará e instituições de pesquisa

Reunião entre a Sectet e o Fórum das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Pará destacaram a importância da ciência e tecnologia para o estado

O avanço da pesquisa no estado do Pará foi um dos assuntos tratados durante reunião na manhã desta terça-feira, 22, na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet). O encontro do Fórum das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Pará contou com a presença do novo titular da Sectet, Carlos Edilson de Almeida Maneschy. 

O objetivo do encontro foi reafirmar a importância do diálogo entre as instituições e o Governo do Pará. Também foram apresentados alguns questionamentos para a nova gestão. De acordo com Emmanuel Tourinho, reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), que também preside o Fórum, o que dificulta o financiamento para as instituições é a ausência de políticas efetivas em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Ele cobrou durante a reunião que a secretaria e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) atuem de maneira integrada, mas se disse confiante com a nova gestão. 

O secretário, Carlos Maneschy, explicou que a existência de uma fonte regular de financiamento depende da aprovação do projeto de lei que propõe a destinação de pelo menos 20% da parcela da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) para ações relativas ao desenvolvimento científico e tecnológico. Para isso, ele solicitou o apoio das instituições para incentivarem a aprovação por parte da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). 

Durante a reunião, ele afirmou que as instituições de Ensino e Pesquisa são indispensáveis e que esta reunião serviu para mostrar que estes instrumentos são essenciais para o novo momento que se quer do Estado. "A Secretaria e o Governo como um todo devem ser um elemento facilitador para criar o ambiente adequado para que isso possa ser promovido de maneira rápida e com maior qualidade", disse em entrevista à assessoria de imprensa da Sectet.   

A formação de mais profissionais qualificados nas áreas tecnológicas também foi citada como umas das prioridades para o avanço do Estado, já que a vocação econômica tem sido baseada em produção de matéria prima e, para isso, é necessário ampliar o conhecimento. O secretário explicou que a ciência, tecnologia e inovação devem estar presentes na vida das pessoas. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM