CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Disque Denúncia' é difundido em 500 ônibus da Região Metropolitana de Belém

Com o novo meio de difusão, o objetivo é facilitar os serviços de denúncia e ampliar a participação da sociedade

Redação Integrada / Com informações da Agência Pará

500 ônibus que circulam na Região Metropolitana de Belém passaram a contar com cartazes informativos sobre a utilização do Disque Denúncia, ferramenta que coloca à disposição da população um canal gratuito para denunciar irregularidades, situações ilegais ou repassar quaisquer informações que ajudem na elucidação de crimes, garantindo o anonimato do denunciante. 

Ao todo, 17 empresas de ônibus estão envolvidas na disseminação da ferramenta. Com esse novo meio de difusão, o objetivo é facilitar os serviços de denúncia e ampliar a participação da sociedade.

A medida, divulgada nesta segunda-feira (18) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Segup), tem previsão na lei federal 13.608/15, que estabelece que as empresas de transportes terrestres que operam sob concessão da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos municípios são obrigadas a exibir em seus veículos, em formato de fácil leitura e visualização, os serviços do 181.

De acordo com o secretário adjunto de operações da Segup, Rômulo Rodovalho, a expectativa é de que a participação popular ganhe ainda mais força. "Essa é uma forma de se chegar ainda mais ao alcance da população, já que cerca dois mil ônibus que circulam em Belém e Região Metropolitana carregam diariamente quase um milhão de pessoas", declarou.

"Queremos que o 181 seja do conhecimento de todos, pois é um canal gratuito e sigiloso que pode contribuir muito para as forças policias na recaptura de foragidos ou elucidação de crimes, por exemplo", acrescentou Rômulo Rodovalho.

Como funciona o 181

A Segup reforça que a informação fornecida pelo denunciante passa por algumas etapas, para que sejam evitados os trotes e para que o aparato da segurança pública não seja empregado na apuração de ocorrências falsas. Primeiro, as informações são analisadas pelos atendentes do Call Center e, a partir dessa avaliação, são geradas como denúncias.

Na sequência, passam por uma segunda análise, desta vez pelos coordenadores do Disque Denúncia. Só depois dessa análise que as informações tornam-se dossiês, sendo, em seguida, entregues para a autoridade policial, que vai averiguar no local.

O canal também conta com um protocolo, no qual os atendentes buscam extrair o máximo de dados possíveis sobre a denúncia em questão, por meio de perguntas preestabelecidas, sem que precise ser passada qualquer informação pessoal do relatante. Ainda que o denunciante não tenha detalhes sobre a situação, toda informação passada é válida para as investigações.

Serviço

A Central de Atendimento do Disque Denúncia, 181, funciona 24h, todos os dias. Por meio dessa ferramenta, são coletadas todas as informações repassadas pelo denunciante, gerando ao término da ligação um número de protocolo, para que o relatante possa acompanhar as providências que estão sendo adotas ou, posteriormente, acrescentar novos relatos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM