CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ciop lança ferramenta que permite acompanhar o trânsito ao vivo em Belém

Projeto "Ciop no trânsito" disponibiliza nove câmeras nos principais corredores da capital

Redação Integrada
fonte

Como parte da programação em celebração aos 60 anos da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), o Centro Integrado de Operações (Ciop) lançou nesta sexta-feira, 14, o projeto Ciop no Trânsito, que permite que os motoristas da Região Metropolitana de Belém (RMB) acompanhem em tempo real o trânsito nos principais corredores da cidade, evitando congestionamentos.

O serviço disponibiliza virtualmente, por meio do site do Ciop, imagens ao vivo de nove câmeras situadas nos principais corredores de trânsito da capital, com visualização online disponível 24 horas por dia, permitindo que o condutor possa chegar ao seu destino de forma mais rápida e segura. "Trata-se de mais um projeto que garante à sociedade e aos órgãos de imprensa o acesso aos principais corredores de Belém, que mostram o fluxo de trânsito, manifestações, ou algo que seja capitado pela câmera, auxiliando na tomada de decisão no dia a dia do cidadão", explica o Secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado.

image Secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado explica como funciona o projeto (Elielson Modesto - Divulgação)

No total, são nove câmeras disponíveis para qualquer internauta, instaladas em postes de seis metros de altura e com um giro de 360 graus, que permite observar um espaço de até um quilômetro. De acordo com o Ciop, além de auxiliar no monitoramento do trânsito, essas câmeras também têm o papel estratégico em investigações criminais, o que poderá interromper a transmissão online em determinada necessidade, a fim de preservar a identidade de cidadãos e facilitar o trabalho das equipes de segurança.

Atualmente o Ciop dispõe de 157 câmeras espalhadas pela Região Metropolitana de Belém. O Secretário destaca que o projeto está em fase de experimentação, e que o número de câmeras disponibilizadas no site ainda pode ser ampliado. "Por enquanto, é apenas um teste. Existe a possibilidade de ampliação, claro que, possivelmente, cada vez que se coloca uma câmera fica bem mais pesado, até para acessar, por exemplo, de smartphones. Mas os principais corredores da cidade já estão cobertos", pontua.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM