Belém sedia encontro das Cidades Criativas no mês de outubro

Eduardo Rocha

O diálogo entre a gastronomia e outros setores da cultura paraense será a marca do Encontro Latino-americano das Cidades Criativas, da Unesco, a ocorrer de 3 a 5 de outubro, em Belém, uma semana antes do Círio de Nazaré. O evento, coordenado pela Prefeitura de Belém, apresentará atrações da culinária, música, design, artesanato e cinema do Pará a comitivas de João Pessoa (PB), Salvador (BA), Curitiba (PR) e Santos (SP). Essas comitivas irão expor as respectivas produções e trocar informações com os paraenses. Foram convidadas as cidades de Parma (Itália) e Tucson (EUA) ao evento. O lançamento do Encontro ocorreu, na noite desta quarta-feira (11), no Restaurante Atrium, na Cidade Velha.

"Esse evento internacional que valoriza as nossas riquezas como a gastronomia e outras expressões culturais nos entusiasma e projeta Belém como atração turística, para futuros momentos", afirmou o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. No final do ano, as cidades criativas serão avaliadas para se aferir o que têm feito no cumprimento do protocolo de ações formalizado com a Unesco. A Prefeitura constrói uma Escola da Gastronomia de Belém, em Outeiro; decidiu recuperar a orla de Icoaraci e instalar um terminal na Praça Princesa Izabel, na Condor, dinamizando a ida para a Ilha do Combu e promover outros eventos

Atrações - Logo após a abertura em 3 de outubro, o Encontro terá, em 4 de outubro, visita guiada ao Ver-o-Peso; reunião das cidades criativas brasileiras; cooking show com chefs internacionais; circuito gastronômico e musical e mostra de cinema. No dia 5, haverá tour pelas ilhas e circuito gastronômico e musical.

Na avaliação dos dirigentes da PMB, chefs e gestores de restaurantes da cidade, a gastronomia belenense consolida-se como atrativo turístico, envolvendo toda a cadeia produtiva alimentar, inclusive, vendedores nas ruas, desde 2015, quando o município recebeu da Unesco o título de Cidade Criativa da Gastronomia e tem investido em eventos gastronômicos dentro e fora do Brasil. "Nesse período, os restaurantes de Belém passaram a ser respeitados", destacou o empresário Marcos Alves.

"A partir do Selo da Unesco, o turismo gastronômico tem feito a diferença como eu noto no meu negócio", destacou o empresário Nazareno Alves. Para a chef Ângela Sicília, vice-campeã do Concurso Gastronomic Made in Italy, "o paraense vem valorizando mais os ingredientes do Pará". A chef Daniela Martins, filha do saudoso chef Paulo Martins, pioneiro no uso e divulgação dos ingredientes culinários do Pará, disse que "as pessoas têm de sentir gosto de estar em Belém", explicitando a função social do setor.  "Eu me orgulho de ter comida regional natural no meu restaurante", disse o chef Rubão.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM