CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ciclistas pedem mais ações contra acidentes: 'Perigoso é dirigir feito doido'

Eles lembraram que o código de trânsito recomenda distância de um metro e meio a motoristas

Redação Integrada

A necessidade de tomar medidas preventivas contra acidentes envolvendo ciclistas nas ruas de Belém mobilizou um grupo de 21 pessoas de idades diferentes, que decidiu pedalar, nesta quinta-feira (15) à noite.  Com saída da Vila Container, em frente ao Colégio Gentil Bittencourt, no bairro de Nazaré, até o Portão 2 da Universidade Federal do Pará (UFPA), no bairro do Guamá, os ciclistas pedalaram alertar a população e, sobretudo, o poder público. 

"Esse evento, intitulado Bicicletada, visa marcar a morte de um ciclista de identidade desconhecida, em acidente com um caminhão ocorrido no último dia 6 de agosto, na Avenida Perimetral, em frente a uma empresa rodoviária", destacou Daniele Queiroz, assistente cultural e da coordenação do movimento. 

O ciclista desconhecido teve morte instantânea, lembrou. Na manifestação, que o grupo costuma repetir quando ocorre a morte de algum ciclista vítima de acidente na cidade, havia ciclistas de três coletivos: Paráciclo, Bike Anjo Belém e Pedala Mana, na maioria mulheres. 

Pessoas de diversos pontos da Região Metropolitana de Belém, como Avenida Augusto Montenegro, no eixo Belém-Distrito de Icoaraci, bairro de Águas Lindas, em Ananindeua, Avenida Mário Covas e bairro do Jurunas aderiram ao protesto. 

O evento durou cerca de uma hora, tempo necessário para que os participantes cumprissem o trajeto. "Nós, ciclistas, defendemos e reivindicamos que Belém tenha mais ciclofaixas e ciclovias, iluminação melhor, arborização e uma política abrangente para o transporte em bicicleta", observou Daniele Queiroz. 

Pelo artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro, lembrou ainda, o motorista deve manter distância de um metro e meio dos ciclistas na pista. "Isso não ocorre, na maioria das vezes; o ciclista não é respeitado", completou. 

Ela argumentou, ainda, que há necessidade de ciclovias e ciclofaixas interligadas, o que não se verifica na cidade. Em um cartaz levado na Bicicletada os ciclistas escreveram: "Perigoso é dirigir feito doido".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM