CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Campanha chama voluntários e arrecada doações para projetos sociais no Círio

Os projetos auxiliam romeiros na peregrinação de Castanhal para Belém e disponibilizam maniçoba no corredor do Círio

Tainá Cavalcante

Dois projetos que oferecem auxílio aos romeiros do Círio de Nazaré estão precisando de doações e apoio de voluntários.

Idealizadas pelo professor e chef paulista Ricardo Frugoli, as iniciativas são realizadas às vésperas da celebração religiosa, mas só sairão do papel caso consigam o número necessário de doações e integrantes.

Artistas como a atriz Olivia Araújo, que atualmente atua em Malhação, e Nicette Bruno já aderiram a campanha para tentar mobilizar mais doadores e voluntários. Conheça as iniciativas:

CAMINHO DE NAZINHA

Um dos projetos é o "Caminho de Nazinha". Promovido pela primeira vez em 2018, a iniciativa propõe acolhimento aos promesseiros que fazem o trajeto Castanhal-Belém.

"Nós colocamos, de Castanhal a Belém, dez tendas, onde o romeiro pode ter um espaço para se proteger da chuva ou do sol, descansar e se alimentar. Esse ano, também teremos dois banheiros químicos ao longo do trajeto" destaca o diretor do projeto.

De acordo com ele, além das doações materiais, a inscrição de voluntários para ficar nas tendas também é essencial. "Precisamos deles para ocupar essas tendas e acolher os romeiros" explica.

image Caminhão presta acolhimento itinerante aos fiéis (Arquivo)

O projeto também dispõe de um caminhão para acolhimento itinerante aos romeiros. Ou seja: àqueles que estão nos perímetros entre as tendas, podem ser atendidos pelo serviço móvel da iniciativa. "O caminhão fica circulando 24 horas na estrada, acolhendo os romeiros entre uma tenda e outra” ressalta Ricardo. "Essas tendas estão espalhadas de Castanhal a Belém, sendo que as duas últimas estão na Almirante Barroso, que é o lugar mais crítico para o romeiro que vem caminhando" completa.

Pensando também no viés ambiental, o projeto irá disponibilizar, esse ano, lixeiras ao longo de todo o trajeto para evitar que copos e garrafas plásticas sejam despejadas em via pública. Serão duas lixeiras a cada quilômetro do percurso, além de um sistema de coleta seletiva e educação ambiental para os romeiros.

Doações e informações sobre voluntariado estão no final da matéria.

MANIÇOBÃO DO ROMEIRO

Pensando naqueles romeiros que vem para Belém participar da procissão ou pagar promessa, mas não têm família na cidade, o professor e chef de cozinha idealizou o projeto "Maniçobão", que oferece maniçoba, gratuitamente, aos fiéis.

Ano passado, 2 mil pratos de maniçoba foram servidos no domingo de Círio, em via pública. Esse ano, a meta é atingir 6 mil pessoas.

"Fazemos a construção provisória de uma cozinha pública, onde colocamos 20, 25 panelas cozinhando a maniva ao mesmo. Isso, ano passado, virou ponto turístico. As pessoas passavam para tirar foto com as panelas e contribuíam com a maniçoba. Toda a maniçoba do ano passado foi feita a partir de contribuições" destaca Ricardo.

image Maniçoba é distribuída aos romeiros (Cristino Martins)

Pensando na sustentabilidade, a ideia de 2019 é entregar a maniçoba em cuias de cerâmica, incentivando, também, o empreendedorismo local.

"Estamos buscando apoio também para fazer as cumbucas em Icoaraci, para que seja sustentável. Além disso, a gente pensa que o romeiro pode guardar essa cumbuca para o resto da vida, vai virar meio que o 'troféu do romeiro'", afirma.

image Atriz Olivia Araújo é uma das mobilizadoras que participa de campanha para chamar mais doadores (Arquivo)

As distribuições serão feitas na quinta e sexta-feira de véspera do Círio, assim como no sábado, na Casa de Plácido, com mil maniçobas por dia.

Já no domingo, as entregas serão feitas em ponto específico montado em via pública, próximo ao corredor do Círio, e estima-se que 3 mil porções sejam doadas. Assim como no primeiro projeto, doações estão sendo arrecadadas e voluntários cadastrados.

Além das citadas, o grupo também precisa de apoio para as tendas, banheiros químicos, ambulâncias, ônibus, caminhões, cumbucas e carros.

DOAÇÕES

CAMINHO DE NAZINHA

- Garrafas de água de 300 ou 500 ml
- Sucos de 200 ml
- Água de coco de 200 ml
- Isotônicos de 500 ml
- Refrigerantes de 200 ml
- Barras de cereais de 24 g
- Barras de chocolate de 30 g

Data para entrega: de 03/09 a 04/10

Local: prédio da antiga Paratur (Praça Waldemar Henrique - Reduto)

MANIÇOBÃO DO ROMEIRO

Como a maniçoba requer alimentos específicos que na maioria dos casos precisam estar congelados, a prioridade do projeto é por patrocínio de empresas locais ou doações em dinheiro, para garantir a segurança alimentar. Contatos:

- Insumos: Thiago Oliveira (91) 98246-2301
- Patrocínios: Regina Ventura (91) 98505-4963
- Voluntários: Profa Marcia Rezende (11) 99898-0220
- Direção: Prof. Dr Ricardo Frugoli (11) 98259-7235

Doações em dinheiro podem ser depositadas na conta do Instituto de Pesquisa da Cozinha e da cultura Brasileiras (CNPJ 31.721.081/0001-42) - Banco Santander - Ag 1717 - C/C 13000787-2

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM