CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Bispos da Amazônia estudarão documento sobre ordenação de homens casados

CNBB divulga nota sobre assunto que foi destaque nesta segunda-feira

Eduardo Rocha
fonte

Os bispos do Regional 2 da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB) vão estudar o documento emitido pelo Vaticano, nesta segunda-feira (17), expressando que a Igreja deve cogitar ordenar homens casados como padres em áreas remotas da Amazônia. A proposta, caso concretizada, seria uma mudança histórica e poderia abrir caminho para outras áreas onde o clero é escasso. 

Em Nota, o Regional 2 da CNBB informou que a divulgação em questão consiste em um instrumento de trabalho para o Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, que acontecerá de 6 a 27 de outubro. Por se tratar de uma deliberação recente, os bispos do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ainda farão estudos e reflexões sobre o assunto. Em momento oportuno, segundo a entidade, o Regional Norte 2 tratará sobre o assunto.

Ananindeua tem diácono ordenado padre 

A disposição da Igreja em ampliar sua atuação aproveitando a vocação expressa de pesssoas consideradas fiéis aos princípios católicos ganha força a cada dia. Nesse contexto, mas diferente do que preceitua o documento do Vaticano externado nesta segunda-feira (17), em 23 de março, na abertura da programação da Semana Missionária, como parte das comemorações pelos 300 anos da Diocese de Belém, a região episcopal Coração Eucarístico de Jesus, na Grande Belém, sediou a Missa de Ordenação Presbiteral do diácono Humberto Paiva Brito.

O então diácono Humberto Paiva Brito, 63 anos, tornou-se o primeiro diácono permanente viúvo ordenado padre na Arquidiocese de Belém. Ele foi casado por 45 anos e dez meses (com a pedagoga Maria José Araújo Brito) e é pai três filhas. Após o falecimento de sua esposa e por ser diácono permanente, de acordo com autorização da Igreja, Humberto Brito foi ordenado sacerdote mediante o consentimento dos familiares. Na época da ordenação, diante das filhas Adriléia, Andréia e Ádria Brito e netos na cerimônia, padre Humberto declarou: "Fui garçom, motorista profissional, professor (é filósofo e pedagogo), como sinais de Deus". Hoje, padre Humberto atua como vigário episcopal da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no bairro do Coqueiro, em Ananindeua.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM