CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Belém tem previsão de chuva intensa neste sábado

Inmet informou que o tempo deve melhorar a partir de domingo (20)

João Thiago / O Liberal
fonte

A forte chuva que alagou vários pontos de Belém a adjacências nos últimos dias deve ocorrer novamente neste sábado (19). O tempo só deve melhorar consideravelmente nessa área a partir do domingo (20). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Belém, que informou que as chuvas dessa intensidade também estão ocorrendo no centro e no sul da Ilha do Marajó. 

De acordo com o coordenador do Inmet Belém, José Raimundo Abreu, as chuvas estão sendo mais presentes em boa parte de Belém e Região Metropolitana devido principalmente ao escoamento dos ventos em altitudes favoráveis, que estão em deslocamento desde as Guianas.

"Vai continuar até sábado. Céu vai amanhecer claro e parcialmente nublado, evoluindo para nublado com raio e trovadas à tarde. A partir de domingo tem melhoria significativa no tempo para Belém e arredores", previu. 

A partir do dia 11 de outubro, o Inmet registrou a ocorrência de chuvas em quase todos os dias e o volume atingiu em torno de 100mm. "Fato que constatamos total até hoje (sexta) de 132.0mm, e a media dos últimos 30 anos foi ultrapassada, que é de 114.8mm", explicou José Raimundo. "O ocorrido de chuvas no dia 17 e no dia 16 notadamente localizadas em Ananindeua, Icoaraci e adjacências".

Segundo ele, a formação das nuvens está acontecendo desde as Guianas, passando pelo Marajó e chegando a Belém e Região Metropolitana. "A partir do dia 11 de outubro, observamos diminuição das temperaturas máximas que estão oscilando inferior a 33.5ºC, com certeza devido a maior cobertura de nuvens no céu".

Outro motivo para as chuvas se deve a brisas marítimas. "E, por vezes, formação de nuvens profundas de tempestades (cumulonimbus) associadas a padrão de difluência em altitude. Isso levou a convergência de umidade em baixos níveis, que, juntamente com a termodinâmica, provocou pancadas de chuva localmente fortes com descargas elétricas e rajadas de vento pontuais", detalhou José Raimundo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM