CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Batalha de confetes' resgata tradição carnavalesca em Belém

Blocos de vários bairros da cidade desfilaram em uma manifestação tradicional que remete à nostalgia

João Thiago Dias

Blocos carnavalescos de vários bairros de Belém realizaram, desde o fim da tarde deste domingo (23), a Batalha de Confetes, que consiste no desfile dos brincantes dentro das próprias comunidades. Para a Aldeia Amazônica, na Pedreira, foram os blocos Unidos da Pedreira, Chupicopico, Mocidade Alegrense, Encantos do Pará, Quem é Quem na Folia e Sapo Muiraquitã. Para a rua Eng. Fernando Guilhon, entre travessa 14 de Março e avenida Alcindo Cacela, na Cremação, a batalha foi liderada pelo Cheiro Cheiroso e Estrela Reluzente.  

Neste trecho da Cremação, a Prefeitura de Belém montou um palco como ponto central da brincadeira, que representa o ponto alto do Concurso de Blocos, organizado pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). A concentração começou por volta das 16h, e a folia foi programada para seguir até por volta das 22h. Com clima de Carnaval antigo e com fantasias, serpentinas e muitos confetes, os foliões desfilaram ao som de muitas marchinhas famosas. 

O fundador do Cheiro Cheiroso, José Ricardo Nascimento, conhecido como Casca, disse que o objetivo é agregar a comunidade. "Trazer a comunidade para a rua para festejar. Vamos eleger o melhor bloco também. É uma boa oportunidade de brincar, porque, neste período de Carnaval, muita gente vai para o interior do Estado. É uma opção legal de diversão para quem fica em Belém. Me criei na Cremação vendo essa batalha".

Para o fundador do Estrela Reluzente, Claudionor Figueiredo, conhecido como Pinduca, o resgate de antigas tradições representa nostalgia. "Todos os blocos se uniram para fazer esse evento nos próprios bairros. Antes, os blocos desfilavam na Aldeia Amazônica, onde tem o desfile das escolas de samba. Como não teve mais, o nosso desfile ficou para ser realizado por meio dessa antiga tradição que foi resgatada. Apresentações nos bairros com cortejo cultural, roda de samba, DJ, grupo de pagode e muitas fantasias".

De acordo com Cláudio Bordalo, presidente do bloco Chupicopico, do bairro da Sacramenta, a retomada aos antigos Carnavais foi recebida de forma positiva pelas associação e pelos brincantes, que prometem muita animação durante a folia. A decisão foi tomada em conjunto com os presidentes dos blocos, Liga dos Blocos e Fumbel. “Como já havia sido proposto, resolvemos assumir a ideia e retomar a experiência antes realizada na Pedreira”, disse.

O Concurso do melhor Bloco de Empolgação de Belém é realizado nos bairros da Pedreira, Sacramenta, Terra Firme, Cabanagem, Cremação, Condor, Umarizal e Guamá, de onde são os onze blocos participantes. Este ano, a votação on-line está disponível no seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdfT0Pxk1z7e3eZ0IypLEs0zmKZ7UVfuiYuYlvXYyjAYW7i_A/viewform?usp=sf_link

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM